Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Institucional Espaços da Secult Museu Palácio Floriano Peixoto - MUPA LÊDO IVO, O POETA QUE TEM O SELO AZUL DAS ALAGOAS

LÊDO IVO, O POETA QUE TEM O SELO AZUL DAS ALAGOAS

Logo do MLI

 

Nem um museu é inocente. Há em todos eles uma intencionalidade, seja ela explícita ou não. Sim, no Memorial Lêdo Ivo existe um propósito declarado: instigar, fustigar, açodar e tornar cada vez mais viva a produção da literatura alagoana. E, para tal, nada mais adequado do que fazer isso evocando a trajetória de Lêdo Ivo, por intermédio da musealização dos seus documentos e objetos, para que se constituam de forma perene em testemunhas incontestes dos passos trilhados pelo poeta rumo a uma vida cujo norte foi sempre seguir os ventos que o levaram à linguagem literária e ficcional.

Neste memorial, pode-se encontrar a linha do tempo que delineia o percurso pessoal e profissional de Lêdo Ivo; os vários prêmios, inclusive internacionais, que ao longo do tempo ele fez por merecer; os depoimentos de autoridades conhecedoras de sua vasta obra; os livros que obtiveram tradução em diversas línguas; fotos e imagens que expressam esse percurso. Todo o acervo, doado ao Estado de Alagoas, está contido num cenário que busca traduzir o universo do Poeta, universo de águas azuis e de lama turva da noite, de mangues e de currais de peixes; de um farol a lhe apontar navios que o incitaram a expatriar-se e, paradoxalmente, a sempre ficar com o coração juncado à terra natal como lugar inarredável em sua obra, em sua memória e imaginação.

                                                                                                                                      Leda Almeida

 

Voltar

Ações do documento