Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

O Senhor das Palavras

Logo Aurélio_Cem

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (1910 - 89) nasceu em Passo de Camaragibe, Alagoas. Apaixonou-se pelo mar e fez dele inspiração. No entanto, foi cativado pelas palavras. "Aurélio Buarque de Holanda Ferreira amava as palavras. Amava-as como se elas fossem mulheres", definiu o poeta Lêdo Ivo, outro ilustre alagoano.

O espaço dedicado ao filho de Manuel Hermelindo Ferreira e Maria Buarque revela detalhes dessa história - o casamento de um homem com o universo de letras. São vídeos, fotografias, óculos, comendas e muitos livros - cedidos pela família.

Numa viagem aos cem anos de Aurélio, o visitante conhecerá mais dos caminhos percorridos pelo alagoano na criação do Novo Dicionário da Língua  Portuguesa, que permanece como a obra mais vendida no país depois da Bíblia.

O ofício com as palavras e também o estudo de nomes como Machado de Assis e Eça de Queiroz, a publicação do livro de contos Dois Mundos e a tradução de Mar de Histórias garantiram a Aurélio a cadeira 30 na Academia Brasileira de Letras.

"Sou escritor da província e minha maior glória é entrar para a Academia" chegou a revelar. Figura assim entre os notáveis.

 

Osvaldo Viégas

Secretário de Estado da Cultura de Alagoas

 

Voltar

Ações do documento