Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Municípios Histórico dos municípios alagoanos Histórico do município de Boca da Mata

Histórico do município de Boca da Mata

Histórico, Gentílico e Formação Administrativa do município de Boca da Mata - Alagoas.

Histórico

Com suas poucas casas de taipa logo Boca da Mata passou a povoado. A iluminação era a querosene. A população se servia de água de açudes, poços e cacimbas. Nessa época já havia uma capela construída de taipa, onde hoje é a Matriz de Santa Rita. Aos poucos foram surgindo algumas casas comerciais e uma pequena feira. Os transportes eram cavalos, carro de bois, aparecendo em seguida charretes e outros veículos. Algum tempo depois, foi instalada energia elétrica a motor. Já funcionavam algumas escolas particulares e públicas. A primeira professora foi a Srª Ana Vicência da Cunha. Sabe-se que Boca da Mata recebeu esse nome pelo fato das primeiras residências das quais se tem notícia terem sido construídas à entrada da grande mata que se estendia rumo a Atalaia. As terras da região pertenciam ao engenho Santa Rita de propriedade do Senhor Antônio Pinto da Cunha Coutinho.

Gentílico: matense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de São Miguel dos Campos, o distrito de Boca da Mata.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito não figura no município de São Miguel dos Campos.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Boca da Mata volta a pertencer ao município de São Miguel dos Campos.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com denominação de Boca da Mata, pela lei estadual nº 2085, de 26-12-1957, desmembrado de São Miguel dos Campos. Sede no antigo distrito de Boca da Mata. Constituído do distrito sede.

Pelo Acórdão do Supremo Tribunal Federal, de 18-08-1958 (representação nº 358), o município foi extinto, voltando a condição de distrito no município de São Miguel dos Campos.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Boca da Mata pela lei estadual nº 246, de 11-11-1958, desmembrado de São Miguel dos Campos. Sede no antigo distrito de Boca da Mata. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1958. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE


 

Ações do documento