Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Municípios Histórico dos municípios alagoanos Histórico do município de Carneiros

Histórico do município de Carneiros

Histórico, Gentílico e Formação Administrativa do município de Carneiros - Alagoas.

Histórico

O município de Carneiros registra suas origens na história recente de Alagoas. Os primeiros registros indicam, apenas em 1923, a existência de uma única casa - integrante do Sítio Carneiros - propriedade de João Francisco, que deu esse nome ao lugar por conta de uma cacimba - de acordo com os moradores locais - que teria sido aberta por um carneiro. Daí sua primeira denominação ter sido "Cacimba do Carneiro", sendo depois reduzida apenas para Carneiros.

Virgulino Ferreira, o destemido Lampião, teve sua passagem registrada na história do município no dia 02 de dezembro de 1930. Para os moradores, porém, o fato não teve grande importância. Os primeiros comerciantes foram Adão Vieira de Melo e seu cunhado José Lino, que, junto, aos pioneiros Alfredo Rodrigues Melo e Euclides Alves Feitosa deram início ao desenvolvimento da localidade, fazendo com que agricultores de outras regiões - atraídos pela fertilidade das terras - se instalassem na região.

A primeira missa e também a primeira feira do povoado foram realizadas em 25 de dezembro de 1945, atraindo grande número de pessoas de toda a região, e transformando-se numa tradição dominical . O então povoado de Carneiros foi elevado a distrito em 1960, subordinado a Santana do Ipanema. Liderada por Alfredo Rodrigues de Melo, Agenor Rodrigues dos Anjos, Oton Gaspar de Farias, José Alves Bulhões, Ormindo Joaquim de Santana, Eronildes Soares Ribeiro, entre outros, a emancipação política ocorreu em 11 de julho de 1962.

Os festejos do município resumem-se na festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição, e a da emancipação, ambas bem movimentadas.

Gentílico: carneirense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Carneiros ex-povaodo, pela lei estadual nº 2054, de 20-08-1958, subordinado ao município de Santana do Ipanema.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Carneiros, figura no município de Santana do Ipanema.

Elevado á categoria de município com a denominação de Carneiros, pela lei estadual nº 2454, de 11-07-1962, desmembrado de Santana do Ipanema. Sede no atual distrito de Carneiros ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-07-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE


Ações do documento