Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Municípios Histórico dos municípios alagoanos Histórico do município de Minador do Negrão

Histórico do município de Minador do Negrão

Histórico, Gentílico e Formação Administrativa de Minador do Negrão - Alagoas

Histórico

Foram reduzidíssimas as informações referentes à origem da povoação que resultou mais tarde no município de Minador do Negrão. A municipalidade, moradores antigos do lugar e o próprio IBGE não dispunham de elementos que pudessem facultar um estudo mais minucioso sobre o assunto. Sabe-se apenas que o município deve sua criação e povoamento a uma fazenda de gado que fora instalada em 1936 por Félix de Souza Negrão, considerado o fundador da cidade. É bem verdade que antes dessa época, já deveriam existir moradores em regiões próximas.

Em 1940 foi criada uma feira livre, onde compareciam habitantes da região e comerciantes das cidades circunvizinhas. Além de Félix de Souza Negrão, são também considerados pioneiros do lugar, Joaquim Belarmino Barros, Clarindo Amorim, José Antônio Duarte e Colimério Ferreira Ferro.

O Topônimo de Minador do Negrão, teve origem no fato de existir na propriedade de Félix Negrão uma fonte de água cristalina de ótima qualidade e grande potencial. Em 1950 foi elevada a condição de vila, já que o progresso da povoação que ali se formava, era uma constante. Sempre pertenceu a Palmeira dos Índios, de onde foi emancipado. A luta pela sua independência política encontrou no deputado Remi Maia e em Joaquim Belarmino Barros seus principais lideres. Ela foi alcançada através da Lei nº 2470 de 27 de Agosto de 1962, ocorrendo sua instalação oficial a 9 de Setembro do mesmo ano, com o território formado por apenas um distrito, o da sede, situação que ainda hoje perdura.

Um dos principais atrativos de Minador do Negrão é a Praça Tereza Araújo Barros, ponto de encontro de jovens e adultos. As festividades também atraem muitos visitantes da região, destacando-se a Festa da padroeira, Nossa Senhora das Graças, e o já tradicional Baile dos Casados (março), onde os participantes têm que comprovar a união com documentação.

Gentílico: negrense

SITUAÇÃO: Situa-se na Micro-Região de Palmeira dos Índios (115), sendo seus limites: Cacimbinhas (22 Km), Estrela de Alagoas (23 Km), Bom Conselho (42 Km) e Iati (40 Km) os dois últimos no Estado de Pernambuco. Está a uma distância de 175 Km da capital do Estado e a uma altitude de 400 metros acima do nível do mar. Coordenadas Geográficas : 9º 18'28" de latitude sul e 36º 51'27" de longitude W. Gr.

CLIMA: Tem um clima quente e seco, com máximas de 35º e mínimas de 14º. O inverno inicia-se em junho para terminar em agosto.

ÁREA: Tem uma área de 166,58 Km².

Fonte: IBGE

Ações do documento