» Página Inicial Municípios Histórico dos municípios alagoanos Histórico do município de Murici

Histórico do município de Murici

Histórico, Gentílico e Formação Administrativa do município de Murici - Alagoas

Histórico

O monge Frei Domingos é considerado o fundador de Murici. Foi ele, que, segundo a lenda, plantou um "muricizeiro bravo" por volta de 1810. À sombra da árvore, paravam os viajantes para descansar e vender produtos. Antes de tornar-se cidade, o povoado de Murici pertenceu à antiga Vila dos Macacos, Imperatriz, Santa Maria Madalena e União dos Palmares. Os moradores da antiga Imperatriz eram conhecidos como "macaquitos da Imperatriz". Foram eles que construíram uma capela para Nossa Senhora da Conceição e casas, chamadas de "testa de bode" e destinadas à compra de algodão em rama, uma das primeiras culturas da região.

Em 1829, dois frades, Cassiano e João, reconstruiram a capela de Murici e mudaram a padroeira para Nossa Senhora das Graças.

O primeiro grêmio político teve como fundador o padre Joaquim Lopes, um português que foi morar em Murici porque era perseguido como traidor do movimento mata-marinheiro. De 1855 a 1860 o povoado teve momentos de muita tensão política. Primeiro, por causa da luta entre os partidos liberal e conservador. Depois, em razão da política do Barão de Jaraguá que pretendia derrubar a Junta Governativa, composta pelo capitão Bruno Ferreira, Vasco Marinho, Gama de Melo, Vieira Peixoto, cônego Calheiros e representantes das famílias Holanda e Cansanção. Em 1892, através da Lei 15, foi transformada em cidade. Murici conta com atrativos inéditos: a maior área contínua de Mata Atlântica do Nordeste (com cavernas, cachoeiras, fauna variada e trechos ainda virgens) e o Pico da Serra do Alto do Cruzeiro. As festividades: da padroeira (2 de fevereiro), do Padre Cícero (20 a 29 de março), Emancipação Política (16 de maio) e Murici Fest (setembro).

Localização: Localiza-se na Microrregião Mata Alagoana, sendo seus limites: Branquinha, Capela, Atalaia, Rio Largo, Messias, Flexeiras e Joquim Gomes.

Gentílico: muriciense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Muricí, pela lei provincial nº 382, de 27-07-1861. Elevado à categoria de vila com a denominação de Muricí, pela lei provincial nº 626, de 16-03-1872, desmembrado de Imperatriz (mais tarde União). Sede no antiga povoação de Muricí. Constituído do distrito sede. Instalado em 03-06-1872.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Muricí, pela lei estadual nº 15, de 16-05-1892.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Murici e Branquinha.

Pela lei estadual nº 2435, de 30-11-1938, é criado o distrito de Floriano e anexado ao município de Murici.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3  distritos: Murici, Branquinha e Floriano.

Pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943, o distrito de Floriano passou a denominar-se Messias.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Murici, Branquinha e Messias Floriano .

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1955.

Pela lei estadual nº 2216, de 28-04-1960, o distrito de Messias deixa de pertencer ao município de Murici para ser anexado ao município de Flexeira.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Muricí e Branquinha.

Pela lei estadual nº 2446, de 18-05-1962, desmembra do município de Murici o distrito de Branquinha. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Informações complementares

Murici é uma terra de solos ricos, com abundância de água. No município está localizada a maior área contínua de Mata Atlântica do Nordeste (com cavernas, cachoeiras, flora e fauna variadas), protegida por lei federal, denominada Estação Ecológica de Murici. E na serra do Ouro está localizada a Estação Experimental de pesquisa da cana-de-açucar, mantida pela Universidade Federal de Alagoas, que participa da Rede Inter institucional de Desenvolvimento do setor Sucroalcooleiro - RIDESA. Ainda assim, a economia rural é pobre e a população do campo vem diminuindo.

Biodiversidade e lazer

É possível contemplar a biodiversidade da flora e da fauna, compostas por plantas exóticas(bromélias e orquídeas) e animais como pacas, capivara, tatus e muitos pássaros, alguns não são achados em nenhum outro lugar do planeta, a não ser em Murici, podendo nela encontrar espécies raras como o menor lagarto da América do Sul. Para os praticantes de asa delta, o pico da Serra no Morro do Cruzeiro oferece aos esportistas uma excelente plataforma natural.

Folclore:

•     Cavalhada
  •     Guerreiro
  •     Pastoril
  •     Zabumba
  •     Baiana
  •     Vaquejada
  •     Grupo de fanfarra
  •     Cantorias

Gastronomia:

•     Carne de sol
  •     Feijão tropeiro
  •     Carnes guisadas
  •     Sarapatel e buchada

Datas comemorativas:

•     Festa da padroeira Nossa Senhora das Graças – 2 de fevereiro
  •     Homenagem ao Padre Cícero
  •     Emancipação política – 16 de maio
  •     Festival da natureza
  •     Bloco Tudo Azul - último dia do carnaval

Autor do Complemento: Pablo Dario - em 07/2008.