Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Municípios Histórico dos municípios alagoanos Histórico do município de Paripueira

Histórico do município de Paripueira

Histórico, Gentílico e Formação Administrativa do município de Paripueira - Alagoas

Município turístico, à beira-mar, Paripueira quer dizer "praia de águas mansas", na linguagem indígena. Formou-se a partir de uma colônia de pescadores e cresceu por causa da proximidade com Maceió e após ser descoberta como área de veraneio. O povoado sofreu influência holandesa durante a invasão e numa pesquisa nas ruínas de um forte, foram encontradas mais de 6 mil peças.

A expansão turística fez o povoado, que pertencia à Barra de Santo Antonio, crescer e ganhar importância, fazendo com que alguns moradores iniciassem um movimento pela emancipação política. José Vasco, José Dadi, Hamilton Monteiro e Lamenha Filho foram importantes nesse processo. Com isso, o município terminou criado pela Constituição Estadual de 1988. Ações judiciais questionaram a constitucionalidade do processo até 1990, quando houve um plebiscito, mas só em 1991, é que Carlos Alberto Costa foi nomeado administrador público.

Em maio, uma nova liminar cassou a transformação do município, mas o STF manteve a decisão inicial. Hoje, Paripueira é uma cidade que recebe milhares de turistas ávidos por desfrutar a tranquilidade de suas praias, destacando-se as de Costa Brava e Sonho Verde, além das piscinas naturais. No município encontra-se a maior família de peixe-boi (espécie em extinção) do Nordeste, no Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi, único na América Latina.

A cidade convive também com a alegria das festas carnavalescas, promovendo um dos maiores carnavais do Estado, além da tradicional Festa de Santo Amaro, em janeiro, em homenagem ao padroeiro local. As festas da Agulha e da Lagosta também são prestigiadas.

Gentílico: paripueirense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Paripueira, pelo artigo 41, inciso IV, do ato da disposições constitucionais transitórias da constituição estadual de 05-10-1989, desmembrado de Barra de Santo Antônio. Sede no atual distrito de Paripueira ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ações do documento