Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Municípios Histórico dos municípios alagoanos Histórico de Santa Luzia do Norte

Histórico de Santa Luzia do Norte

Histórico, Gentílico e Formação Administrativa de Santa Luzia do Norte/AL

Foi uma das mais antigas povoações do Estado de Alagoas, pois já em 1663, tinha-se notícias de sua existência com a invasão dos batavos, durante a guerra holandesa, que por ali se dirigiram, depois de atacar a cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro.

Somente em 1962, alcançou sua autonomia administrativa, se bem que 1830, chegou a ser sede do atual Município de Rio Largo.

O topônimo da Povoação, teria vindo de um milagre atribuído à Santa Luzia quando um cego recobrou a visão por seu intermédio. O primeiro nome foi Santa Luzia de Siracusa, passando tempo depois para S. Luzia do Norte, até hoje conservado. De acordo com outra versão, a localidade teria sido batizada também com o nome de Outeiro de São Bento, devido a existência de um convento de São Bento nas proximidades.

Antônio Martins Ribeiro foi um dos seus primeiros moradores. Recebeu ele, de Miguel Gonçalves Vieira, uma légua de terras com a condição de Ali "levantar engenho de açúcar e fazer vida". A chegada de inúmeros novos moradores e a construção de suas casas, deram um impulso extraordinário ao povoado que encontrou desenvolvimento rápido. Em pouco tempo S. Luzia do Norte transformou-se no mais importante povoado às margens do Norte e do Rio Mandaú.

Gentílico: nortense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santa Luzia do Norte, pelo decreto de 10-12-1830, desmembrado de Alagoas. Sede na povoação de Santa Luzia da Alagoa do Norte. Instalada em 13-06-1831.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1991, a vila é constituída do distrito sede.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Santa Luzia do Norte, pela lei estadual nº 696, de 13-07-1915. Sob a mesma lei transfere a sede da vila de Santa Luzia do Norte para a povoação de Riacho Largo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Santa Luiza do Norte e Rio Largo (sede).

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 2361, de 31-03-1938, baixado pelo governo estadual, o município de Santa Luzia perde a condição de município passando a ser distrito do então município de Rio Largo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, Santa Luzia é distrito de Rio Largo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Luzia do Norte, pela lei estadual nº 2464, de 23-08-1962, desmembrado de Rio Largo. Sede no atual distrito de Santa Luzia do Norte ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 1512-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ações do documento