Mané do Rosário do Poxim

Data de fundação: séc. XVIII

MestraMaria Benedita

Coordenadora: Maria Benedita dos Santos

Contatos: (82) 9357-2875 / 9604-1653 (Denia) / 9920-0714 (Danda) / 3273-8285 (Solidade)

Endereço: Rua Sebastião Gomes, 70 - Povoado do Poxim,

Localização: Coruripe - Alagoas - Região Sul

Mané do Rosário do Poxim 2

Histórico: Folguedo originário do Povoado do Poxim, antigamente chamada de Vila Real do Poxim, no município de Coruripe, em Alagoas. Surgiu no séc. XVIII, com o aparecimento inesperado de dois "bobos" (mascarados) dançando e tocando durante os festejos de São José, até sumirem anos depois. A população, saudosa da brincadeira, resolveu apresentá-la copiando dos mascarados as danças, trejeitos e roupas. São cerca de 40 componentes, as vezes até mais, entre homens, mulheres e crianças que se apresentam usando máscaras, chapéus, luvas de meias, cintos com chocalhos, acompanhados por uma banda de pífanos e fazendo acrobacia por onde passam. A mestra Maria Benedita conheceu o folguedo aos 7 anos de idade com a  sua avó, Dona Josefa do Carmo que, ao falecer em 1972, quando sua neta já estava com 18 anos, passou para ela o comando do grupo que lidera desde então.

Mané do Rosário do Poxim 1