Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Arcebispado de Maceió

Maceió - Alagoas

Obra: Arcebispado de Maceió.

Localidade: Rua Barão de Anadia, 110, Centro, Maceió-Alagoas.
Proprietário:
 Arquidiocese de Maceió.
Decreto nº: 3.894 - 02 de Dezembro de 2007.
Processo número
: 11010-03546/07.
Livro de Tombo: Livro de Tombo nº 2 - Edifícios e Monumentos Isolados.
Caráter do tombamento: Anuência.
Instância: Estadual. 
Descrição
Em 1925, o Exmo. e Remo. Sr. D. Santino Maria da Silva Coutinho logo cogitou de construir um novo palácio para instalação dos prelados deste arcebispado. 
As obras tiveram início em fevereiro em 1926.
O palácio tem uma bela e elegante fachada. Mas, na parte interna obedeceu ao estilo do convento, com longos e largos corredores e poucas salas. Estas são apenas o salão nobre, a capela e o refeitório. 
Para a construção do palácio não houve planta levantada por algum engenheiro competente. 
No ano de 1945, em preparação para as festas jubilares e celebração do congresso eucarístico, o Exmo. e Revmo. Sr. Arcebispo, D. Ranulfo (...) procedeu a uma modificação na entrada do palácio arquidiocesano, tornando-a mais solene.
Foi feito um novo balcão, na fachada, bastante largo de modo a comportar maior número de pessoas, em cima, ao ensejo de manifestações públicas. E, em baixo, com espaço para abrigar o automóvel, na ocasião de saída e entrada ao acerbispado.
Grande área recebeu mosaico.
Foram aproveitadas as quatro estátuas, do antigo palácio, que representam as quatro estações do ano, verão, outono, inverno e primavera. 
Apesar de se tratar de um prédio que já sofreu várias intervenções, ao correr dos anos, sua estrutura arquitetônica ainda permite uma nítida leitura de um neoclássico tardio, condizente com o gosto de uma Maceió das primeiras décadas deste século.
(Informações extraídas do dossiê de tombamento)

 

Restauração concluída em 2013.


Conteúdo relacionado
Ações do documento