» Página Inicial Políticas e Ações Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas

O Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, foi instituído em 26 de julho de 1995. Órgão da Secretaria de Estado da Cultura, ligado ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas da Fundação Biblioteca Nacional, tem como pressuposto básico no desenvolvimento de suas ações, a função social da Biblioteca Pública. A exemplo dos demais Sistemas Estaduais, cumpre o papel de gerenciamento operacional do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, bem como dos programas e projetos de incentivo à leitura desenvolvidos pela SECULT, articulando-se com as Bibliotecas Públicas Municipais.

Folder Quem Somos
Informações gerais sobre o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
Folder Guia das Bibliotecas Públicas

Folder Leituras Recomendadas
Artigos e textos sobre Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
Folder Links
Endereços de páginas eletrônicas de relevante importância sobre Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas brasileiras e estrangeiras.
Folder Imagens
Registro audiovisual das ações realizadas pelo SEBP.
Folder SEBP/AL - 18 anos
Mostra das atividades do SEBP desde julho de 1995, ano de criação
Folder Eventos
Participação da Coordenação do SEBP em eventos do Segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
Folder Diretrizes
Documentos norteadores que visam auxiliar no processo de instalação e modernização de Bibliotecas Públicas e Comunitárias.
File Decreto que institui o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas
Cópia do Decreto que institui o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas , publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas em 25 de julho de 1995
Folder MAIS BIBLIOTECAS
Projeto de apoio à instalação e qualificação de Bibliotecas Públicas
Folder EDITAIS
Editais Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas
Folder SEBP em manchete
Notícias veiculadas sobre as ações do SEBP
Folder Agenda
Agenda do SEBP 2014
Folder Vídeos
IV Encontro Nacional do Projeto Mais Bibliotecas Públicas
Folder Rede de Pontos de Leitura e Bibliotecas Comunitárias
As Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura são iniciativas da sociedade civil que contribuem de maneira efetiva para a democratização do acesso à leitura no país. O SNBP orienta os Sistemas Estaduais e Municipais de Bibliotecas Públicas a apoiar e integrar essas iniciativas de maneira a potencializar o trabalho na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas nas suas regiões. A SECULT através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas apoia os PL e BC e brevemente, disponibilizará o Guia dos Pontos de Leitura e Bibliotecas Comunitárias de Alagoas.
Link Acessibilidade em Bibliotecas Públicas - Cadastro Nacional
Pesquisa Nacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas Ajude a traçar políticas nacionais para melhorar a acessibilidade das bibliotecas públicas para pessoas com deficiência. Responda ao questionário online! Pesquisa Nacional Acessibilidade em Bibliotecas Públicas A Pesquisa Nacional Acessibilidade em Bibliotecas Públicas tem como objetivo realizar um mapeamento quantitativo de acessibilidade nas bibliotecas públicas municipais e estaduais do país. Dentre as questões a serem identificadas nesta pesquisa, estão relacionadas as preocupações de acesso à informação, acessibilidade física, equipe da biblioteca, identificação do acervo, ações e serviços oferecidos pelas bibliotecas públicas para as pessoas com deficiência. Nesse sentido, gostaríamos de convidá-lo(a) a responder a presente pesquisa e colaborar para a identificação do cenário de acessibilidade nas bibliotecas públicas brasileiras. A sua participação possibilitará a formulação de políticas públicas de livro e leitura acessíveis e inclusivas.