» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2009 09 Turismo cultural: Secult e Setur mobilizam gestores municipais para a Rota do Imperador
08/09/2009 - 15h29m

8/9/2009

Gestores municipais da Cultura e do Turismo dos municípios de Piaçabiçu, Penedo, Porto Real do Colégio, Traipu, Pão de Açúcar e Piranhas, participaram na manhã desta terça-feira (8) de reunião, na Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para definir ações sobre o percurso turístico-cultural da Rota do Imperador. A rota faz parte da Celebração dos 150 anos da visita de D. Pedro II ao baixo São Francisco, previsto para acontecer nos dias 16, 17 e 18 de outubro.

Durante a reunião, ficou definido um grupo especial de gestores municipais, que vão desenvolver iniciativas para a celebração dos 150 anos da visita de D. Pedro II. “O governo de Alagoas, por meio da Secult e da Setur , ficou com a responsabilidade de mobilizar os gestores, bem como viabilizar os investimentos necessários, como peças de divulgação e  passagens aéreas para  jornalistas de outros Estados, convidados a participar da Rota do Imperador para, assim, poder divulgar o potencial do turismo cultural de Alagoas”, afirmou o secretário da Secult, Osvaldo Viégas.

Segundo ele, a Rota do Imperador é um dos principais programas que visam a integração das cidades ribeirinhas e o desenvolvimento do turismo cultural do Estado, ao atrair turistas das mais diversas origens, que terão a oportunidade de conhecer também as tradições culturais, folguedos, casarios, igrejas, museus entre outros atrativos.

A reunião também contou com as presenças do desembargador Washington Luis,  prefeita de Piranhas, Melina Freitas,  secretária Adjunta da Secretaria de Estado do Turismo, Danielle Novis, secretário adjunto da Secult, Álvaro Vasconcelos, e representantes  da prefeitura do município de Propriá (SE), do Sebrae e de agências de turismo.