» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2010 04 Do samba ao rock, os vencedores
07/04/2010 - 15h45m

Do samba ao rock, os vencedores

Nesta sexta, grandes nomes da música alagoana vão estar reunidos na entrega do Prêmio de Incentivo à Produção de CDs e/ou DVDs, uma realização da Secult

Do samba ao rock, os vencedores

Foto: Ariane Sapucaia/ A banda Eek, uma das vencedoras do edital

Telma Elita

Muitos dos principais nomes da música alagoana vão estar reunidos nesta sexta-feira (9), às 9h, no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), centro de Maceió, para a entrega do Prêmio de Incentivo à Produção de CDs e/ou DVDs, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Na oportunidade, será oferecido um café da manhã, que terá a presença do governador Teotonio Vilela.

O prêmio vai distribuir R$ 75 mil, originários do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC). Os primeiros nove selecionados receberão R$ 5 mil e os demais o valor de R$ 3 mil, a serem empregados na produção de CDs e DVDs.

A escolha foi feita por meio de edital. “Essa é a forma mais transparente e justa que encontramos para investir na produção de CDs e DVDs. Percebemos que havia uma grande demanda por parte dos músicos em projetos de finalização, orçados em torno de R$ 3 mil”, explicou o secretário da Cultura, Osvaldo Viégas.

As inscrições para o prêmio foram abertas no dia 3 de novembro e seguiram até 10 de dezembro do ano passado. Democrático, o edital abriu espaço para músicos de todos os gêneros. A única exigência era a de ser um artista da terra. Os vencedores foram conhecidos em 18 de janeiro de 2010, a partir da publicação no Diário Oficial.

Entre os nomes contemplados, as bandas Xique Baratinho, Eek, Mensageiros de Jah, Xoteados, Radium e Fator 4. Participam ainda Basílio Sé, Wado (nas duas categorias) e Wellington Pinheiro. Confira todos os projetos na lista abaixo.

Diogo Braz, vocalista da banda Eek, conta que esse será o primeiro álbum do grupo, que já tem seis anos de carreira. “Talvez a gravação de um disco esteja para uma banda assim como o gol está para um artilheiro. Escolhemos 16 músicas, todas próprias, que vão entrar nesse CD, ainda sem título definido”, contou. Entre as canções, as já conhecidas pelo público: Paranóica, Contando as Horas e Deixando Tudo como Está.

Além do rock regional da Eek, o prêmio contempla também o forró pé-de-serra da banda Xoteados, de Rio Largo. “Trabalharemos num DVD, a ser gravado na cidade de São Miguel dos Campos, em junho. Temos como influência Zé Ramalho e Djavan”, revela George Firmo, produtor.

O Museu Palácio Floriano Peixoto está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, 517, Centro. Mais informações: (82) 3315-7866 e pelo site www.cultura.al.gov.br.

Projetos premiados

Categoria R$ 5 mil