Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2010 11 Nesta quarta feira, (24) apresentações dos pastoris, no projeto Engenho de Folguedos
24/11/2010 - 18h00m

Nesta quarta feira, (24) apresentações dos pastoris, no projeto Engenho de Folguedos

Nesta quarta feira, (24) apresentações dos pastoris, no projeto Engenho de Folguedos

Pastoril Filhas de Maria é uma das atrações desta noite

Tradição natalina


Valéria Guimarães

Os cordões azul e encarnado disputam a coroação no III Encontro de Pastoris realizado pela Associação de Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A noite de apresentações promete muita emoção pois,  o cordão encarnado está ganhando por apenas uma prenda a mais que o cordão azul. O resultado ainda poderá mudar. Com isso a expectativa do público aumenta e torcida também. Afinal qual cordão será coroado?

Desta vez os cordões estarão representados pelo Pastoril Filhas de Maria, de Matriz do Camaragibe e pelo pastoril Flor do Campo, do Conjunto Santo Eduardo fazem a festa na disputa entre os cordões. As pastoras do Filhos de Maria, coordenado por Zé Rubens que pertence á Filarmônica Bom Jesus existe há dezesseis anos e é formado por adolescentes que integram a escola de música e a tocam na Filarmônica, que oferece escola de música com cursos de teoria musical, além do pastoril também foi criada a orquestra de flauta doce.

O Pastoril Flor do Campo foi O encontro também cota com a participação do pastoril Flor do Carmo do Conjunto Santo Eduardo criado há 10 anos, coordenado por Edna Seixas e a mestra do grupo é Dona Marluce, os ensaios acontecem no Centro Comunitário do Conjunto (CSU) e composto por 22 integrantes e três músicos.

Josefina Maria presidente da Asfopal explica que durante todo o período natalino seguindo as tradições os pastoris sempre se apresentavam e geralmente no dia de reis havia a coroação do cordão vencedor. “A criação do Encontro de Pastoris faz um resgate dessa tradição natalina, já que atualmente o tempo de apresentação destes grupos ficou bastante reduzido”, ressalta Josefina Maria

O projeto Engenho de folguedos acontece sempre todas as quartas feiras, a partir das 20hs, nos jardins do Museu Palácio Floriano Peixoto que está aberto à visitação até às 21hs (excepcionalmente as quartas feiras). A entrada é franca.

Ações do documento