» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 09 Secult participa da V Bienal Internacional do Livro com atividades de incentivo à leitura
28/09/2011 - 10h12m

Valéria Guimarães

A V Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece de 21 a 30 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Numa realização da Universidade Federal de Alagoas, através da Edufal – Editora da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da ABEU (Associação Brasileira dos Editores Universitários), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), da Prefeitura de Maceió, do Governo do Estado de Alagoas.

O evento tem com o propósito de marcar a presença das editoras de várias partes do país e do exterior junto ao público alagoano e patrono dessa edição é o jornalista alagoano Audálio Dantas. A secretaria de Estado da Cultura (Secult) estará com um estande montado no local, realizando diversas atividades, por meio da Biblioteca Pública Estadual.

Após a abertura oficial que acontecerá no dia 21 de outubro, a Secult irá proporcionar durante o evento uma programação voltada ao estímulo à leitura, com oficinas, bate-papo com escritores, contação de histórias e lançamento de livros no estande e em diversas salas da Bienal através do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).

“A Secult estará presente na Bienal, por meio da Biblioteca Pública Estadual e do Proler realizando em várias atividades de incentivo à leitura e possibilitando ao público conhecimento sobre os autores alagoanos.”, destacou.

Durante a V Bienal Internacional do Livro, a Secult oferecerá ao público a seguinte programação fixa: De 22 a 30 de outubro, no estande Secult/Biblioteca Pública Estadual, das 10h às 22h – Roda de contação de histórias e Bate- Papo com escritores alagoanos, poetas, cordelistas e contadores de histórias da carochinha, poesias com o projeto literatura do iletrado, exibição de vídeos e lançamento de livros de autores alagoanos.

Entre as demais atividades serão realizadas, ainda no dia 22 (sábado), na sala Luitgarde Barros, das 14h às 17h - Oficina: “Medidas de conservação e preservação de acervos bibliográficos” Iuri Rocio Franco Rizzi.

No domingo (23), das 10h às 12h, vai acontecer o Painel: “Conte uma história: o lúdico na literatura”, com Isabel Fernandes e Marize Sarmento. Já na segunda-feira (24), na sala Lêdo Ivo acontece das 10h às 13h, a oficina: “Brincar para Aprender”, com Luiz Alberto Machado.

Dia 25, às 19h acontece a abertura do VII Encontro Estadual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura - Proler (Comitê Maceió) com a presença da coordenadora nacional do Proler, Maria Teresa G. Pereira e com a palestra: “A biblioteca e a ate de contar histórias: um caminho para uma sociedade leitora”. Este evento contará com a participação do escritor alagoano Lêdo Ivo, o lançamento do Portal Mundo Leitura, além do programação cultural com o ator Chico de Assis.

No dia 26, (quarta-feira), o Proler promove as oficinas: “Leitura e Cidadania”, com Dalgiza A. Oliveira, Nelma C. Araújo e marcos Aurélio Gomes, do curso de Biblioteconomia da Ufal e José de Oliveira Júnior, da Faculdade São Vicente Pão de Açúcar, às 10h às 13h e a oficina: “A legitimação do livro impresso como fonte de acesso ao conhecimento por meio da leitura”, com Elias André da Silva, Faculdade Raimundo Marinho,  das 14h ás 17h, no auditório A.

No auditório B serão realizadas as oficinas: “Qual o correto: os livro ou os livros? Uma visão sociolinguística”, das 10h às 13h, com Almir Almeida de Oliveira; “Livro, Encantamento, Brincadeira e Música”, das 14 ás 17h, com Fátima Mai ; na sala Luitgarde, “Não deixe a poesia morrer”, das 16h às 18h, com Isvânia Marques, (40 vagas); na sala José Marques de Melo, “Leitura e Biblioteca: uma questão de inclusão social”, com Clarice Ferraz, do curso de Biblioteconomia da UFAL, das 14 às 17h; na sala Manoel Correia de Andrade, “Pesquisa online em portais e base de dados”, das 14 às 17h, com Monalisa Alves Barros, (30 vagas), na sala Lêdo Ivo, “Novas Tecnologias para Preservação de Acervo”, das 14 às 17h, com Glaucia Gomes, (40 vagas).

Ainda na programação do dia 26, na sala Audálio Dantas, palestra: “Contadores de histórias: a técnica de emoção e a emoção técnica”, com Celso Sisto, das 10h às 13h.

Na quinta-feira (27), na sala Luitgarde Barros acontece a oficina: “Conte uma História: O Lúdico na Literatura Infantil”, com Marize Sarmento e Maria Isabel Barbosa Fernandes. E no dia 28, na sala Audálio Dantas vai acontecer a mesa redonda : Poesia em movimento, com José Inácio Vieira de Melo, Lêdo Ivo, Ricardo Cabús mediadora, Gal Monteiro.