» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2011 10 Governo e instituições definem programação do Mês da Consciência Negra
21/10/2011 - 10h13m

Governo e instituições definem programação do Mês da Consciência Negra

Atividades comemorativas começam no dia 4 e prosseguem durante todo o mês de novembro, em Maceió, União dos Palmares e Viçosa

Elen Oliveira

Representantes de órgãos públicos e instituições não governamentais reuniram-se na manhã desta quinta-feira (20), na Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para definir a programação do Mês da Consciência Negra, que deverá ser divulgada nos próximos dias. O evento, que culmina com o grande ato do dia 20 de novembro, na Serra da Barriga, terá programação cultural, educativa e religiosa, durante todo o mês de novembro.

As atividades do Mês da Consciência Negra terão como principais polos os municípios de União dos Palmares, berço do herói negro Zumbi, Maceió e Viçosa. No dia 4, haverá a solenidade de abertura das comemorações em União dos Palmares, com caminhada pela igualdade e premiação esportiva. Em Maceió, o Governo do Estado faz a abertura oficial da programação no dia 6 de novembro, com atividades culturais e artísticas no espaço de lazer da Av. Silvio Vianna, que todos os domingos fica fechada ao tráfego. No mesmo dia, o grupo Quilombo Produções realiza o show Zumbi Vive na Praça Multieventos.

Durante todo o mês, haverá oficinas de arte e cultura, com ênfase à expresão afro-brasileira, incluindo oficinas de dança afro, mesa redonda, ciclo de debates, seminário, exposições, rodas de capoeira, maracatu e manifestações de grupos religiosos de matriz africana.

Em Maceió, as atividades estão programadas para acontecer em espaços culturais e praças  de  vários bairros. Em União, também haverá atividades em espaços culturais fechados e abertos, com destaque para as solenidades do dia 20 na Serra da Barriga, que reberá milhares de pessoas para celebrar o Dia da Consciência Negra. A programação começa às 4h, com a oferenda aos ancestrais dos cultos de religiões afro e prossegue durante todo o dia, com a solenidade oficial, cortejo afro e homenagens. Na zona urbana de União, também haverá a inauguiração da Estátuade Zumbi dos Palmares e desfile cívico pelas ruas da cidade.

Homenagem

Uma das principais atividades do Mês da Consciência Negra está marcada para o dia 13 de novembro. Nesta data, acontecerá o Lançamento das Cinzas do ativista negro, ex-deputado e ex-senador Abdias Nascimento – morto em maio deste ano – na Serra da Barriga. O evento, promovido pelo projeto Raízes de Áfricas, em parceria com a Fundação Palmares, Governo do Estado e Prefeitura de União, é considerado de grande relevância do ponto de vista político. Abdias Nascimento foi um dos grandes nomes da luta pela afirmação dos direitos da população afro-brasileira.

As atividades do Mês da Consciência Negra mobilizam o Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Cultura, da Mulher, da Educação, da Comunicação, do Turismo, do Gabinete Civil, do Gabinete Militar, da Saúde e da Paz, além da Polícia Militar, Cerimonial e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Prefeituras de União dos Palmares, Viçosa e Maceió; Fundação Cultural Palmares; Universidade Federal de Alagoas(Ufal); Fórum de Entidades Negras de Alagoas, movimentos sociais, culturais e instituições representativas de religiões de matriz africana.

A programação de União dos Palmares já pode ser conferida no blog http://mesdaconsciencianegra2011.blogspot.com.