» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2012 05 Ibram chega a Alagoas no dia 24 para debate sobre gestão de museus
14/05/2012 - 10h57m

Ibram chega a Alagoas no dia 24 para debate sobre gestão de museus

Projeto Conexões faz levantamento dos museus no Brasil, ligando-os às novas políticas e instrumentos de gestão

Valéria Guimarães

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) iniciou, em março deste ano, uma série de visitas aos estados, conectando os museus brasileiros às novas políticas e aos instrumentos de gestão. O projeto Conexões chega a Alagoas nos dias 24 e 25 de maio, para encontro que acontecerá no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa).

Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Sistema Alagoano de Museus (SAM), o Ibram discutirá com o setor cultural e a sociedade temas relevantes do setor de museus como Estratégias de Fomento e Financiamento, Estatuto de Museus e Plano Nacional Setorial de Museus.

Estarão presentes o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, o coordenador executivo do SAM, Fernando Antônio Netto Lôbo, entre outros representantes do Estado.

Os temas a serem tratados serão: Programa iMuseus: construção de rede de informações do setor museal, Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão, Plano Nacional Setorial de Museus e a participação do Estado, Patrimônio Cultural em Risco e a integração de ações públicas, Pontos de Memória e Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus. Os interessados em participar do evento deverão se inscrever no período de 11 a 16 de maio, pelo email: sam.secult@gmail.com.

Confira a programação completa:

8h30 – Credenciamento

9h30 – Abertura – Composição da Mesa: José do Nascimento Junior- Presidente/Ibram/Minc, Osvaldo Viégas – Secretário de Estado da Cultura de Alagoas, Fernando neto Lôbo- Coordenador Executivo/SAM.

9h45 – Conferência: Construindo uma política de Estado para a área museológica: legislação, sistemas e o Ibram/MinC.

10h30 – Intervalo

11h00 - Programa iMuseus (Apresentação/ Ibram/ MinC)

Mediação: Marta Melro/Assessora SAM

11h45 – Assinatura do Termo de Cooperação Técnica – Ibram/MinC e Secult-AL

12h00 – Almoço (livre)

14h00 – O programa Nacional Setorial de Museus (PNSM) (Apresentação/ Ibram/MinC)

14h45 – Construindo o Sistema Alagoano de Cultura: Osvaldo Viégas – Secretário de Estado da Cultura

Mediação: Cleonilson Alves – Superintendência de Fomento e Apoio à Produção Cultural/Secult-AL

15h30 – O Estatuto de Museus e Novos Instrumentos de Gestão (Apresentação/Ibram/MinC)

Mediação: Fernando Antônio Netto Lôbo – Coordenador Executivo/SAM

17h30 – Intervalo (café regional)

Apresentação Artística

DIA 25

8h30 – Patrimônio Cultural em risco e a Integração de Ações Públicas (Apresentação/Ibram/MinC)

Mediação: Adriana Guimarães – Assessora Pró Memória/ Secult-AL

10h30 – Intervalo (Lanche)

11h00 - Programa Pontos de Memória (Apresentação/ Ibram/ MinC)

Mediação: Catarina de Labouré – Superintendência de Difusão e Formação Cultural

12h00 – Almoço (livre)

14h00 – Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus (Apresentação/ Ibram/MinC)

15h30 – Intervalo (Lanche)

16h – Reunião Aberta – Encaminhamento de propostas/Sugestões/Esclarecimentos/ Dúvidas.

Mediação: Ibram

18h30 - Encerramento/ Entrega de Certificados