Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2013 01 Secult inicia hoje uma série sobre Museus
08/01/2013 - 10h45m

Secult inicia hoje uma série sobre Museus

Serão apresentados 4 equipamentos museológicos da Secult: Museu da Imagem e do Som de Alagoas, Memorial à República, Memorial Teotônio Vilela e Museu Palácio Floriano Peixoto. O primeiro a ser apresentado é o Misa

Secult inicia hoje uma série sobre Museus

 

Karine Amorim

 

Os equipamentos utilizados antigamente para a produção de imagem e de som de Alagoas possuem lugar garantido no Estado, no bairro histórico de Jaraguá, mais precisamente no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa).

Lá, no prédio com janelas voltadas para o mar e para a estátua da liberdade, visitantes e pesquisadores podem conhecer um pouco da história audiovisual do Estado e ter acesso a fotografias que retratam a Alagoas do século passado.

O Misa também possui um espaço dedicado ao radialista Edécio Lopes, que conta com um acervo formado por milhares de discos de vinil, discos de acetato, em 78rpm; centenas de discos compactos, em 33rpm; centenas de discos de vinil em 78rpm, livros de escritores nacionais e alagoanos, além de obras que tratam do surgimento da consolidação do rádio em Alagoas.

Equipamentos eletrônicos e radiofônicos, troféus de melhor radialista, faixas comemorativas, comendas e certificados, além de documentos pessoais como cartas e fotografias e parte dos programas de rádio produzidos em Pernambuco e Alagoas também fazem parte do acervo do comunicador, que foi concedido por seus familiares, em regime de comodato, ao Governo do Estado de Alagoas.

No Misa, ainda é possível observar fotografias em preto e branco de Alagoas que foram doadas por diversas pessoas ao museu.

A partir de fevereiro, o público ainda terá acesso ao Cine Misa, onde serão apresentadas sessões gratuitas de filmes, todas as terças, sempre às 19h.

Visitar o Misa é conhecer um pouco da memória cultural e artística alagoana em imagem e som. O museu fica localizado na Praça Dois Leões, 275, Jaraguá e Funciona de segunda à sexta, das 8h às 14h.

Ações do documento