Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2013 01 Série Memoriais Alagoanos – Memorial Jorge de Lima
29/01/2013 - 10h38m

Série Memoriais Alagoanos – Memorial Jorge de Lima

Valéria Guimarães

A antiga casa do escritor e poeta alagoano Jorge de Lima abriga, atualmente, um espaço sobre sua vida e obra. Localizado em União dos Palmares, cidade natal do escritor, o memorial resgata as origens do poeta.

Criado em 5 novembro de 2010, data de aniversário do homenageado, o Memorial Jorge de Lima retrata a memoria e a trajetória de Jorge de Lima, um dos mais importantes e originais poetas brasileiros.

O acervo é composto por fotos e painéis com poemas e trechos importantes de livros de Jorge de Lima. Em um dos painéis está ilustrada a visão simples que o escritor tinha sobre si mesmo. “Tenho um metro e 68 de altura, 59 quilos e meio e uso óculos. Sou meio careca e meio surdo. Sou católico praticante e meu santo é São Jorge. Visto sempre cinza e acordo às quatro da manhã, com os galos e a aurora. (...) Minha leitura predileta é poesia.(...) Sou casado, tenho dois filhos e quatro netos. Gosto de pintar, esculpir e compor.”

Grande parte do acervo do memorial tem a contribuição de Francisco Valois, poeta, pesquisador e amigo de Jorge de Lima.

O local pode ser visitado durante todos os dias da semana, de segunda à sexta feira, das 8hs ás 12hs e das 13hs às 17hs. Mais informações 3281-3095.

 

Ações do documento