Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2013 01 Série Memoriais Alagoanos - Espaço Edécio Lopes
31/01/2013 - 10h39m

Série Memoriais Alagoanos - Espaço Edécio Lopes

Valéria Guimarães

O Espaço Edécio Lopes, instalado no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), possui acervo fotográfico, eletrônico e radiofônico de um dos maiores nomes do rádio alagoano.

O acervo reúne milhares de discos de vinil, discos de acetato, em 78rpm; centenas de discos compactos, em 33rpm; centenas de discos de vinil em 78rpm, livros de escritores nacionais e alagoanos, além de obras que tratam do surgimento da consolidação do rádio em Alagoas.

Quem visita o Espaço Edécio Lopes também pode conferir equipamentos eletrônicos e radiofônicos, troféus de melhor radialista, faixas comemorativas, comendas e certificados, além de documentos pessoais como cartas e fotografias e parte dos programas de rádio produzidos em Pernambuco e Alagoas. Este acervo foi concedido por seus familiares, em regime de comodato, ao Governo do Estado.

Radialista com mais de 50 anos de atuação em atividades radiofônicas, o saudoso Edécio Lopes foi também poeta e escritor com três livros publicados.

Criou o programa “Manhãs Brasileiras”, dedicado à música popular brasileira, e especialmente, alagoana. Era amante do carnaval e do frevo, e apresentava toda variedade do gênero musical em seu programa. Esteve no ar de 1975 a 2008.

O Espaço Edécio Lopes fica dentro do Misa, localizado na Praça Dois Leões, 275, Jaraguá. O horário de visitação é de segunda à sexta, das 8h às 14h.

 

 

Ações do documento