Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2013 01 Série Memoriais Alagoanos - Espaço Aurélio Buarque de Holanda
30/01/2013 - 10h03m

Série Memoriais Alagoanos - Espaço Aurélio Buarque de Holanda

 

Karine Amorim

O alagoano e dicionarista mais famoso do Brasil, Aurélio Buarque de Holanda, tem um espaço reservado no Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto. Natural de Passo do Camaragibe, no interior de Alagoas, a história poder ser conhecida no memorial que leva o nome dele.

Logo na entrada do memorial, uma linha do tempo refaz a trajetória de Aurélio, somando-se aos objetos pessoais, premiações, manuscritos, fotografias, e edições antigas de dicionários com anotações do dicionarista. O acervo conta ainda com uma edição do dicionário Aurélio do ano de 1975.

 No acervo, também estão presentes as fichas originais usadas na confecção do dicionário Aurélio com textos datilografados e observações manuscritas feitas pelo próprio autor, além de comendas e medalhas do dicionarista.

 No teto, frases de amigos e personalidades registram o carinho e admiração por Aurélio Buarque, enquanto televisores transmitem antigos documentários do dicionarista.

 O espaço Aurélio Buarque de Holanda fica no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, 517, no Centro de Maceió. O Mupa é aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13 às 17 horas. A entrada gratuita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ações do documento