Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2013 01 Série Museus Alagoanos
09/01/2013 - 09h15m

Série Museus Alagoanos

No segundo dia da série, conheça o Memorial à República

Karine Amorim

Conhecer um pouco mais da história da República e conferir exposições vindas de diversas partes do país, em um local privilegiado com vista para o mar. É o que oferece o Memorial à República. Localizado na Avenida da Paz, o Memorial funciona de terça à sexta-feira, das 9h às 17h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h.

Inaugurado no dia 15 de novembro de 2005, o Memorial à República é uma homenagem aos dois primeiros presidentes do Brasil, os alagoanos Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.

Com uma arquitetura moderna, elaborada pelo alagoano Alex Barbosa, o Memorial possui dois andares.  O primeiro andar, com vista para o mar e o porto, possui as bandeiras de todos os estados do Brasil e as estátuas dos dois marechais alagoanos. Já no subsolo, estão espaço de exposições e o auditório.

No salão principal do Memorial, é possível conferir fotos e a história de vida e política dos dois marechais, além do significado dos elementos da bandeira do Brasil, como o que representa as estrelas e a importância do brasão, por exemplo. Também ficam expostas no salão principal as exposições temporárias vindas de diversos lugares de Alagoas e do Brasil.

Para quem deseja viajar no tempo e conhecer, por meio de fotografias, todos os presidentes do Brasil pode visitar o chamado “Salão Verde”.  Durante as visitas, funcionários da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) ficam à disposição do público.

 

 

 

Ações do documento