Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2013 01 Série Museus Alagoanos - Memorial Teotônio Vilela
10/01/2013 - 10h35m

Série Museus Alagoanos - Memorial Teotônio Vilela

Localizado no bairro da Pajuçara, Memorial conta um pouco da história de Teotônio Vilela, conhecido como o Menestral das Alagoas

Ascom Secult

Fundado em 25 de abril de 2005, o Memorial Teotônio Vilela abriga um pouco da história de Teotonio Vilela, conhecido como Menestrel das Alagoas. Localizado na praia da Pajuçara, em Maceió, o local foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Lembrado por seus óculos de aros largos, chapéu e bengala, Teotônio era jornalista, cronista, ensaísta, empresário e político. Nascido no município de Viçosa, em 28 de maio de 1917, marcou a história alagoana e do Brasil por seu ideário de democracia e símbolo da ética.

Para conhecer um pouco mais da história do Menestrel, basta visitar o Memorial. Em sua parte interna, um linha do tempo apresenta – a partir de fotografias e textos referentes a cada época – a trajetória de vida de Teotônio Vilela. É possível ainda conferir um acervo pessoal composto pelos óculos, chapéu e bengala de Teotônio. Toda a visitação acontece ao som da música Menestrel das Alagoas, cantada por Fafá de Belém e Milton Nascimento.

Na parte superior externa do Memorial há uma estatua, esculpida por Mestre Antônio Deodato, de Teotônio soltando uma pomba que evoca sua luta pela paz. O Memorial possui, ainda, um grande vitral da artista plástica Marienne Peretti, em formato e cores da bandeira do Brasil.

O Memorial Teotônio Vilela funciona de domingo a domingo, das 9h às 21h.

Mais informações em 3327-0728 e 9329-8747

Ações do documento