» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2013 05 Gestores Municipais de Cultura criam Fórum Permanente
29/05/2013 - 15h12m

Gestores Municipais de Cultura criam Fórum Permanente

Valéria Guimarães

Gestores Municipais de Cultura estiveram reunidos na última segunda-feira, (27), em Maceió para discutir a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a criação de entidade representativa dos gestores. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) que apoiou a mobilização.

De acordo com a comissão organizadora o encontro, teve como objetivo principal criar uma instância que represente os gestores no Conselho Estadual de Cultura (CEC).

“O Fórum foi criado com o intuito de ser uma representação efetiva dos gestores de cultura dos municípios alagoanos nas discussões das ações que são desenvolvidas no estado”, ressalta Jurandir Amadeu, um dos membros da comissão.

Durante a reunião os gestores de esclarecimento de dúvidas quanto a adesão com a equipe técnica da Secult. A adesão é necessária para a participação dos estados e municípios, no processo alinhamento com as políticas do Governo Federal.

A gerente de projetos da Secult, Fabiana Xavier, apresentou aos gestores os quatro requisitos para adesão ao SNC, de acordo com as exigências do Ministério da Cultura (MinC), são necessários; a criação da unidade de governo, Secretaria de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura, Fundo Municipal de cultura e o Plano Municipal de Cultura.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira, que também participou da reunião, destacou a importância dos municípios aderirem ao sistema.  “É necessária a adesão dos municípios ao SNC, pois, a proposta nacional é de priorizar o atendimento daqueles que  integram esse sistema”, afirmou.

O Fórum realizará uma reunião no dia 14 de junho, no auditório da Fmac, em Maceió. Mais informações 3336 0353.