Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2013 06 Biblioteca Popular será fundada no Município de Piranhas
21/06/2013 - 09h39m

Biblioteca Popular será fundada no Município de Piranhas

Primeira Biblioteca Popular de Alagoas

Biblioteca Popular será fundada no Município de Piranhas

Jaymerson Lima

A secretaria de Estado da Cultura (Secult) através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) recebeu na tarde desta terça (18) a visita da professora Dra. Rudy Rodas e uma dezena de estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O motivo foi a Instalação da Biblioteca Popular Riacho do Navio no município alagoano de Piranhas, alto sertão das Alagoas. A Secult apoia a iniciativa doando livros e colocando a Coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas para acompanhar e orientar no que for necessário a primeira biblioteca popular do estado.

A proposta é de envolver principalmente professores e estudantes com ações multiculturais que envolvem Leitura, capacitações, oficinas de arte, pintura, entre outras. Pretende ainda, firmar parcerias com a educação do município, para que estudantes do ensino médio possam ser os monitores na Biblioteca Popular.

“Para a idealização de tal projeto formamos um grupo de 15 pessoas e passamos a discutir, estudar e elaborar o estatuto e o regimento da biblioteca que batizamos de Biblioteca Popular Riacho do Navio. Ao mesmo tempo começamos a solicitar doações de livros, que culminou com a formação de um acervo de aproximadamente 3.000 livros”, afirmou a professora Dra. Rudy Rodas idealizadora do projeto.

Os alunos que acompanham e participa do projeto estão entusiasmados. Ficarão no município de Piranhas até sábado e pretendem deixar a Biblioteca Popular Riacho do Navio, já organizada, com todo acervo catalogado.

Segundo Wilma Nóbrega, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), a Secult apoia a instalação de Bibliotecas Públicas, Comunitárias, Rurais e Comunitárias no estado. Na reunião a professora agradeceu o apoio da Secult em doar 300 publicações em diversas áreas: revistas, livros, livros em braille, áudio livros, guias, gibis, obras infantis e ilustradas concluiu a coordenadora da SEBP.

Ações do documento