Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ‘Jangadas de Pau’ é a próxima atração do Cinema das Alagoas
29/07/2016 - 12h28m

‘Jangadas de Pau’ é a próxima atração do Cinema das Alagoas

Documentário foi lançado em 2015 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas (Iphan-AL)

‘Jangadas de Pau’ é a próxima atração do Cinema das Alagoas

Durante os 30 minutos, é exposto o processo de criação do que seria a última jangada em pau de Pita construída no Nordeste (Ilustração)

Texto de Daniel Borges e Yasmin Assis

O documentário “Jangadas de Pau”, dirigido por Rafhael Barbosa, será exibido na próxima sexta-feira (5), às 19h, no Cine Arte, dentro das atividades do projeto Cinema das Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A entrada é gratuita.

 

Em parceria com a comunidade de pescadores e jangadeiros alagoanos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas (Iphan-AL) lançou o documentário em 2015.

 

Durante os 30 minutos, é exposto o processo de criação do que seria a última jangada em pau de Pita construída no Nordeste, pelas mãos do Mestre Jesser que nos mostram o fazer, e suas histórias que nos contam do saber: técnica e poesia; passado e presente, saberes da terra e dos mares.

 

Cinema das Alagoas

Disseminar a produção audiovisual nacional e democratizar o acesso do público à sétima arte são os objetivos do projeto “Cinema das Alagoas”, que abre as portas do Cine Arte para o público, sempre na primeira sexta-feira do mês, para receber uma produção cinematográfica brasileira.

 

“A iniciativa propõe a disseminação dos filmes, especialmente os alagoanos, aproximando o público do núcleo de produção audiovisual da obra que será apresentada. A parceria estimula os artistas da terra e forma novas plateias”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

 

O projeto faz parte do apoio firmado entre o Governo de Alagoas e o Centro Cultural Arte Pajuçara, visando o fomento da sétima arte alagoana e o fortalecimento da produção cultural local.

 

O acordo estabelecido prevê apoio do governo estadual, para a manutenção do espaço cultural, a garantia de exibições mensais gratuitas das obras alagoanas, além de pautas especiais destinadas aos artistas da terra, como contrapartida social.

 

 Arte Pajuçara

Situado na avenida Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, o Centro Cultural Arte Pajuçara é um espaço que promove cultura a partir das artes visuais e cênicas, da música e produções audiovisuais.

 

Ações do documento