» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias ‘Quartas Eruditas’ emociona plateia em mais uma aula concerto no Deodoro
23/10/2015 - 12h21m

‘Quartas Eruditas’ emociona plateia em mais uma aula concerto no Deodoro

Projeto acontece sempre às terceiras quartas-feiras de cada mês, com entrada franca

‘Quartas Eruditas’ emociona plateia em mais uma aula concerto no Deodoro

Regina Martins

Mais de uma hora de música clássica e uma plateia infantil atenta a cada instrumento, voz e música. Esse foi o cenário do ‘Quartas Eruditas’ desta semana, na Sala de Orquestra do Complexo Cultural Teatro Deodoro.

Cinquenta e sete alunos do Sesi Cambona, em Maceió, com idade entre 6 e 7 anos, além de 16 alunos da Escola Municipal Silvério Jorge, de Marechal Deodoro, se misturaram ao público que foi conferir mais uma edição do projeto, uma realização da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Camerata Ero Dictus.

Um dos mais entusiasmados com o espetáculo era Eduardine Moisés Santos, de 6 anos, estudante do  1º ano do ensino fundamental do Sesi Cambona. Ele sentou nas primeiras filas, e a cada música soltava os braços para o ar como estivesse regendo uma orquestra.

“É a primeira vez que eu ouço esse tipo de música, e o que eu mais gostei foi de ver o tio Anderson tocando”, disse o menino se referindo ao seu professor de música Anderson Pereira que também faz parte da Camerata Ero Dictus.

Outra que se emocionou com a aula-concerto foi Vitória Vida, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Silvério Jorge. Ela disse que chegou a chorar quando ouviu a soprano do Ero Dictus, Priscila Elise Monteiro, cantar.

Já dona Junilde Souza Barros disse que estava “zen e feliz” em ter assistido ao concerto. “É a primeira vez que venho. Vi o anúncio no jornal e vim direto do Barro Duro para assistir ao espetáculo. Sou fã de música e agora virei sempre assistir o Quartas Eruditas”, afirmou a dona de casa.

Nesta edição, o projeto apresentou as pianistas Selma Britto e Oriêta Feijó, além do pianista Douglas Nascimento e músicos como Thiago Herculano, Bruno Tenório, Junior Oliveira e Eliezer Cassimiro, entre outros. Eles interpretaram obras de grandes compositores como Vivaldi,  Pietro Mascagni e  Mozart, além do brasileiro Carlos Gomes.

Quartas Eruditas

A apresentação da última quarta-feira (21) foi a sétima do projeto que começou este ano no Complexo Cultural Teatro Deodoro. A aula concerto reúne pessoas de todas as idades que, além de ouvir músicas de compositores eruditos, recebem informações sobre os instrumentos que formam uma orquestra.

O projeto acontece sempre nas terceiras quartas-feiras de cada mês, a partir das 16h, na Sala de Orquestra do Complexo Cultural, com entrada franca.

Os grupos sociais e as escolas que queiram participar das apresentações do Quartas Eruditas devem agendar a visita por meio do telefone 3315-5665 ou pelo endereço eletrônico dacdeodoro@gmail.com