» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 agosto Projeto Papo de Mestre debate a inclusão social por meio das experiências de vida do cego
12/08/2019 - 09h15m

Evento acontece na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, nesta sexta-feira (16)

A ação tem como objetivo promover ciclo de palestras para troca de conhecimento e estímulo ao público para a compreensão e inclusão social.

Texto de Júlya Rocha

As Experiências de vida do cego em Maceió será tema da próxima edição do projeto Papo de Mestre, que tem como intuito expandir e disseminar a cultura alagoana. O projeto acontece nesta sexta-feira (16), às 9h, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. Esta edição contempla a semana da pessoa com deficiência no estado de Alagoas.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Pública, Almiraci Dantas, o objetivo da ação é “promover ciclo de palestras para troca de conhecimento e estímulo ao público para a compreensão e inclusão social”.

Os convidados para discutir a temática “Vida de cego. Existem horizontes na sociedade atual?” são o professor Delberto Santana  e o estudante Rinaldo José dos Santos, ambos cegos e integrantes do Centro Estadual Cyro Acioly. Esta edição acontece em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (ESMAL) e o Centro Estadual Cyro Acioly.

Semana da Pessoa Com Deficiência

Dentre todos os serviços oferecidos, suas atividades são pensadas para a promoção da inclusão no Estado de Alagoas. Ainda em alusão da Semana da Pessoa com Deficiência, serão realizadas Contação de História e Bibliotour em edição exclusiva para o público especial.

Acessibilidade

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos é um dos equipamentos culturais que mais se apresenta com atividades dinamizadora e que promove a inclusão social, apresentando-se a comunidade alagoana com vários ferramentas de acessibilidade.

A mesma conta com um espaço físico em que contempla, rampas; piso tátil; mapas táteis; disposição de móveis e estantes conforme NBR 9050; plataforma de acesso aos andares superiores; placas em braile nas portas e seu acervo total quantifica 75 mil títulos entre eles se encontra a Biblioteca com acervo em braile; Biblioteca Virtual (Software em parceria com a Fundação Dorina Nowil); Acesso a computador com internet, incluso, leitor de tela e DDreader (leitor de livros digitais); realizando os serviços de empréstimo de livros em braile e interprete de libras.

Funcionamento

A Biblioteca Pública Estadual está localizada na Praça Dom Pedro II, Centro de Maceió. Mais informações pelo telefone: (82) 3315-7877.