» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 novembro Canoa de Tolda: Símbolo do Velho Chico vira obra de arte para premiação do Circuito
30/11/2019 - 12h25m

Troféus serão entregues aos vencedores das mostras competitivas do maior evento da sétima arte em Alagoas neste domingo (1º)

Texto de Deriky Pereira

Importante símbolo do rio São Francisco, a Canoa de Tolda é uma embarcação herdada da colonização holandesa no Nordeste, responsável pelo transporte de mercadorias e cargas entre o Alto e o Baixo São Francisco, região da qual Penedo faz parte. Movida pela força do vento, a embarcação é composta por duas velas, tábua de bolina, moitão e a tolda, que servia para abrigar alimentos.

A canoa Luzitânia, uma das mais antigas canoas de tolda, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2008, pode ser vista no município de Brejo Novo, em Sergipe. Ela é um dos três exemplares da canoa de tolda em todo o mundo. E toda a história da canoa foi objeto de estudo e pesquisa do alagoano Fredy Correia, artista responsável pela criação do troféu do Circuito, desde o início em 2011, quando era somente o Festival de Cinema Universitário de Alagoas.

Entre 1975 e 1982, época das oito primeiras edições do Festival do Cinema Brasileiro, o troféu era o Barco de Ouro. “Ele era de madeira, imenso, pesado e não apresentava nenhuma característica de um barco nativo da região do rio São Francisco. Então, passamos a estudar uma maneira de fazer um objeto que representasse melhor o festival de cinema, mas também sobre a história da cidade. Foi quando fizemos a canoa de tolda”, explicou o artista.

Hoje, são dois modelos de troféu criados exclusivamente para o evento: um é feito em latão polido e o outro em aço inox escovado, ambos com a base de granito preto. “A escolha da base de granito preto é devido à importância que o troféu traz, então ele é mais formal e imponente”, diz ele. Já o segundo tem a base feita com resina transparente, enquanto a canoa é confeccionada com chapas de aço inox soldadas. “A base em resina transparente é uma alusão à água e deixa o troféu ainda mais leve”, complementou Fredy.

Ele explicou ainda que a canoa representa um símbolo de resistência. “Fizemos uma pesquisa, um estudo e comparação com a resistência do festival, pois fazer um evento como esse em Penedo é estar resistindo e lutando. Era preciso ser muito bravo para segurar essa onda. Aí, a gente lê um pouco da história do pai do Sergio [Onofre, coordenador geral do Circuito], do próprio Sergio, foi como uma homenagem ao Rio e ao símbolo do Rio que serviu para o contribuir com o desenvolvimento naquela época”, disse o artista.

Os troféus serão entregues aos vencedores das mostras competitivas neste domingo, dia 1º, na solenidade de encerramento do Circuito Penedo de Cinema. O evento será realizado a partir das 21h, na Sala de Exibições montada na Praça 12 de Abril.

Eu viro Carranca para Defender o Velho Chico

E em meio à esse clima ambiental, como parte da programação do Circuito Penedo de Cinema, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) deu prosseguimento com a campanha Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico. A iniciativa criada pela entidade surgiu para destacar o 3 de junho, dia nacional em defesa do São Francisco, e teve como objetivo trazer à sociedade e à população o sentimento de pertencimento e defesa para o Rio. Além disso, realizadores dos filmes também recebem troféus em forma de carrancas.

“Não é uma campanha contra ninguém. É uma campanha de todos, a favor e em defesa do Rio. Do ano passado para este, percebemos a necessidade de incluirmos no Circuito, principalmente na mostra ambiental, a questão da campanha. Percebemos um grande número de estudantes e professores que participam e essa é uma oportunidade de o comitê divulgar suas ações e, principalmente, mobilizar a sociedade neste período da mostra”, explicou o vice-presidente do Comitê, Maciel Oliveira.

Ele disse ainda que a campanha tem grande aceitação do público e que o Comitê se orgulha em fazer parte do maior evento da sétima arte realizado em Alagoas. “É com grande sucesso, mais uma vez, que o circuito está acontecendo e ficamos muito felizes em fazer parte desse sucesso. Além disso, a campanha é um grande sucesso, já era sucesso no mês de junho em alusão à data, e agora mais sucesso ainda no Circuito”, complementou.

O vice-presidente do CBHSF apontou ainda que existem planos de ampliação para a campanha referente às próximas edições do Circuito Penedo de Cinema. “Queremos, além de permanecer, queremos fortalecer o Circuito ampliando ainda mais algumas ações para o próximo ano”, concluiu.

O Circuito é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.

* Colaboração de Natália Oliveira