Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 novembro IECPS incentiva a difusão cultural com a realização do Circuito Penedo
29/11/2019 - 12h15m

IECPS incentiva a difusão cultural com a realização do Circuito Penedo

O Instituto foi criado pelo dramaturgo Pedro Onofre, liderando um grupo de intelectuais alagoanos

IECPS incentiva a difusão cultural com a realização do Circuito Penedo

Texto de Isabella Lucena 

Fundado em 1985 pelo dramaturgo Pedro Onofre, o Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS) tem desempenhado papel importante na sociedade alagoana, propiciando o desenvolvimento da cultura no estado.

 

Sem fins lucrativos, o IECPS surgiu com o intuito de promover na sociedade, aspectos culturais, sociais e ambientais, como forma de contribuir para a formação de consciência crítica na população. Buscando incentivar o acesso ao conhecimento, defendendo a igualdade e liberdade de pensamento.

 

Responsável por dar suporte a uma série de eventos que aconteceram em Alagoas, como a Mostra Alagoana de Teatro e o Festival Estudantil de Teatro, hoje o instituto realiza em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Circuito Penedo de Cinema, evento que resgatou em 2016 a tradição dos antigos festivais de cinema que aconteciam na cidade ribeirinha nas décadas de 70 e 80.

 

Sediado nas ruas no Centro Histórico da cidade, o circuito reúne em seus sete dias, 3 mostras competitivas de curtas: a 6º Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, o 12º Festival do Cinema Brasileiro e o 9º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, se concretizando como um espaço de diversidade e de inclusão para a produção audiovisual nacional. Além da 9º Mostra Infantil e outras atividades: oficinas e workshops, bate-papos, debates, apresentação de trabalhos acadêmicos e shows musicais.

Ações do documento