Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 outubro I Circuito Criativo de Alagoas leva exposição e shows para Jundiaí, SP
17/10/2019 - 10h40m

I Circuito Criativo de Alagoas leva exposição e shows para Jundiaí, SP

Novo projeto da Secult acontece de 19 de outubro a 24 de novembro fazendo circular a cultura alagoana

I Circuito Criativo de Alagoas leva exposição e shows para Jundiaí, SP

Texto de Júlya Rocha

 

Um intercâmbio cultural. Esse é o objetivo do mais novo projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL), que acontece em Jundiaí (SP) de 19 de outubro a 24 de novembro. Contemplando mais de 60 artistas entre diversos segmentos como música, fotografia, teatro, audiovisual, artesanato, entre outros, a primeira edição do Circuito soma um total 170 profissionais da cadeia da economia criativa para realizar a entrega de todos os produtos artísticos do projeto.

O evento, que conta com espaços e ações diversas que acontecerão durante o período, tem como curador o artista plástico Fred Correia, cenógrafo Jeamerson dos Santos e produtor executivo Marco Antônio. Realizado pela Secult em parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí/SP e Fundação Casa da Cultura (Jundiaí/SP), o Circuito apresenta exposição e shows artísticos.  O evento contará também com a participação do  projeto Alagoas Feita à Mão, com peças exclusivas produzidas por artesãos do estado para a exposição "Cadeiras", e uma exposição "Sensorial", por meio de parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo.

  “A cultura é ferramenta de inclusão e desenvolvimento econômico. Por isso, o Circuito Criativo de Alagoas busca circular as diversas manifestações artísticas de Alagoas. Se trata de um intercâmbio cultural em outros estados, municípios. Um troca de conhecimento e uma oportunidade de geração de novos negócios”, explica a secretária de cultura , Mellina Freitas.    

A mostra artística ficará em exposição no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí - Solar do Barão. Serão espalhadas nas salas do espaço cultural peças que representam a cultura indígena, quilombola e popular, sob a ótica da música, fotografia, esculturas, quadros, literatura e xilogravura. Estarão presentes obras dos artistas: João das Alagoas, Sil da Capela, Nena, Maria Corá, Arlindo Monteiro, Cida Vieira, Mestre Zumba, Miguel Torres, Pierre Chalita, Antonio de Dedé, Mestre Ismael, Mestre Vavá, Mestre Zé Crente, Mestre Vieira, Roniekson Okobayewo, Fredy Correia, Barbara Lessa, Reynaldo Lessa, Chico Viveiros, Dalton Costa, Maria Amélia, Zita Soares, Argélio Novaes, Hilda Moura, Suel Damaceno,  Juarez Orestes, Weber Sales, Cida Moreira, Elene Lages, Simone Freitas, Mestre Petrônio, Dona Irinéia, Antônio do Muquém, Jorge Vieira, Karla, Lima, Fernão, Associação da Ilha do Ferra, acervo Karandash, entre outros.  

Na ocasião, será lançado o movimento "Sururu Music", um palco onde artistas alagoanos apresentarão canções autorais, com direção musical de Fernando Melo e Fernando Nunes, além de intervenções teatrais com os atores Chico de Assis, Paulo Poeta e Ivana Iza, com "Graciliano" e "A velha", respectivamente. Durante todo o período, acontecerão oficinas, palestras e workshop no auditório do Museu, apresentando Alagoas como atrativo para investimentos no segmento cultural e turístico. 

 

Confira a programação:

MUSICAL

Dia 19/10 

11h

Local: Museu Solar do Barão - Jundiaí

Sururu Music apresenta:

Eliezer Seton

Chau do Pife

Tião Marculino

China (percussão)

 

Dia 03/11

15h30

Local: Parque da Uva (Parque Comendador Antônio Carbonarie - Jundiaí/SP)

Sururu Music apresenta:

Fernando Melo

Vítor Pirralho

Negra Cíntia

Natan Oliveira

Desa Pauline

Flávia Virginia

Fernanda Guimarães

Fernando Nunes

Felipe Barros (baixo)

Ítalo Vinicius (bateria)

China (percussão)

Coelho (percussão)

 

Dia 15/11 

11h

Local: Museu Solar do Barão (Jundiaí)

Sururu Music apresenta:

Junior Almeida

Macleim

Wado

Luizinho Vibrações

Felix Baigon (baixo)

Toni Augusto (guitarra)

Ítalo Vinicius (bateria)

Ações do documento