» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 dezembro Secult inicia pagamentos dos contemplados dos editais da Lei Aldir Blanc
23/12/2020 - 22h15m

Secult inicia pagamentos dos contemplados dos editais da Lei Aldir Blanc

Mais de R$ 10 milhões já foram depositados nas contas dos selecionados

Secult inicia pagamentos dos contemplados dos editais da Lei Aldir Blanc

Os oito editais acumulam um total de R$ 9.219.500,00 em premiações que serão distribuídas entre os 576 contemplados.

Texto de Júlya Rocha

Os contemplados dos editais Prêmio Mestre Nelson Rosa, Prêmio Manoel Leandro Simplício - “Mestre Manuca”, Prêmio Edna Constant, Prêmio de Projeto e Práticas Culturais, Prêmio para Renovação de Figurino, Prêmio Mestres e Mestras da Cultura Alagoana, Prêmio do Artesanato Alagoano, Prêmio Diversidades Literárias De Alagoas, Prêmio de Realização de ações para transmissão de saberes e técnicas para diferentes públicos, Valorização e ou preservação do patrimônio imaterial e material alagoano , Documentação e difusão de bens culturais e  Elaboração de ações e ou materiais diversos para educação patrimonial de diferentes públicos já começaram a receber os pagamentos dos certames que fazem parte do pacote lançado pela Secretaria de Estado da Cultura por meio da Lei Aldir Blanc.

Os doze editais acumulam um total de R$ 10.034.500,00 em premiações que serão distribuídas entre os 576 contemplados. O edital Mestre Manuca premia 36 selecionados, o edital Nelson Rosa, 85, o edital Edna Constant, 142, Edital de Renovação de Figurino, 56, Edital de Práticas Culturais, 48, Edital de Artesanato Alagoano, 67, Edital Mestres e Mestras da Cultura, 53 e o Edital Diversidades Literárias De Alagoas, 89. Os certames contemplam diversos segmentos, entre eles o de literatura e artesanato.

Ao todo, 17 certames irão investir R$31.107.000,00 em diversos segmentos culturais. São eles: música, artesanato, literatura, cultura e manifestação popular, projetos culturais, pontos, coletivos e espaços culturais, artes visual e digital, artes cênicas, patrimônio e audiovisual. São 1823 premiações, beneficiando grupos e artistas individuais.