Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 fevereiro 2020 Equipamentos da Secult são mais uma opção de lazer nas férias
27/02/2020 - 16h50m

Equipamentos da Secult são mais uma opção de lazer nas férias

Mupa e Misa receberam cerca de 5 mil visitantes durante o período de recesso

Equipamentos da Secult são mais uma opção de lazer nas férias

Os museus estão abertos diariamente para visitação, exceto aos finais de semana e feriado - Foto Daniel Borges

Texto de Ascom/Secult

 

Conhecida por seu conjunto de praias e sua riqueza cultural e histórica, Alagoas é um dos destinos turísticos mais procurados do país. Os equipamentos culturais do Governo de Alagoas garantiram ao Estado um número crescente de visitantes durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, um dos períodos preferidos dos turistas para aproveitar o recesso. Com isso, os museus da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL), ganham novos olhares, aumentando o fluxo de visitantes e dinamismo nos espaços.

O Governo do Estado dispõe de seis equipamentos culturais abertos ao público para atividades e visitações; o Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA), Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Memorial à República e Teatro Teodoro, todos eles, nos últimos anos, ampliaram atividades internas como forma de dar maior visibilidade aos serviços disponibilizados.

“É importante incentivar os artistas alagoanos, gente que vive da arte, assim, buscamos apoiar todos os segmentos culturais, sem exceção. Diante disso, temos investido em todos os equipamentos. Sem cultura não há frutos”, destaca o secretária de cultura, Mellina Freitas.

Com diversos editais lançados ao longo do ano, a exemplo do edital de Exposições Temporárias, como forma de oportunizar e conhecer novos artistas, a Secult movimenta o período de recesso, tanto do alagoano quanto do turista, que veem os equipamentos culturais como mais uma opção de lazer que vai além das praias. Constantemente o Mupa e o Misa abrigam diversas exposições, atrações que vão além de seus ricos acervos. Nos últimos três meses, os museus somaram cerca de 5 mil visitantes.

O Mupa é bem procurado pelo turista durante as férias de fim de ano. “É um período de alta temporada no Estado e o Museu é bem requisitado, pois apresenta um retrato da nossa história. Recebemos cerca de, no mínimo, 3 mil visitantes nos últimos meses”, diz a Diretora do Mupa, Izabel Maia.

            De férias em Maceió, a arquiteta Luiza Gomes, vinda do estado de Brasília, conta que visitar equipamentos culturais é uma prioridade no seu roteiro de viagem. “Além das belas praias de Alagoas, entre outras coisas me encantaram também os museus. Acho que deveria ser uma prioridade de todo turista, conhecer o seu destino a fundo, saber de sua história. Estou bem satisfeita com as visitas que venho fazendo, os acervos são bem diversificados”, conta a turista em visita ao Mupa.

            A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, que é rica em acervo, também abre suas portas para diversas atividades. Mensalmente conta com ações como o Bibliotour, que leva alunos para conhecerem um pouco mais sobre o espaço e o meio literário que contém na biblioteca, além de atividades como palestras, internet livre ao público, encontros de relaxando, atraindo mais visitantes ao espaço, alinhando o lazer ao universo cultural.

Os museus estão abertos diariamente para visitação, exceto aos finais de semana. Neles é possível encontrar um diversificado acervo que contém a história de Alagoas e, também, de alagoanos importantes para o estado.

“O objetivo é sempre aumentar o número de editais que valorizem o artista da terra e levar ainda mais atividades culturais e educativas que atraiam pessoas dentro e fora do estado”, complementa o secretária Mellina Freitas.

 

Ações do documento