Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 março Secult participa de reunião online com a Secretária Especial de Cultura para minimizar impacto do coronavírus
20/03/2020 - 12h21m

Secult participa de reunião online com a Secretária Especial de Cultura para minimizar impacto do coronavírus

Videoconferência estudou ações que possam minimizar o impacto da Covid-19 no segmento

Secult participa de reunião online com a Secretária Especial de Cultura para minimizar impacto do coronavírus

Conferência estudou medidas que reduzam o impacto da crise do novo coronavirus na cultura

Texto de Júlya Rocha

Na última quinta-feira, 19, a secretária especial de Cultura, Regina Duarte, ouviu secretários estaduais de todo o país, em uma reunião online para discutir ideias que poderm ser feitas em socorro ao setor, afim de minimizar o impacto do novo coronavírus (covid-19) no setor.

 

Representando a Secretaria de Estado da Culturade Alagoas (Secult/AL) e a titular da pasta, Mellina Freitas, o Superintendente de Apoio à Produção Cultural, Paulo Poeta, e o técnico Cadu Ávila, participaram da discussão, junto a outros secretários e gestores do segmento, sobre algumas alternativas para amparar o setor.

 

“No nosso planejamento de 2020 está previsto um edital que abranja a economia criativa, afim de auxiliar também os produtores culturais que, de alguma forma, estão sofrendo com a crise devido ao novo coronavírus”, explica Mellina Freitas.

 

Durante a reunião, algumas decisões foram definidas, como propor facilidades e prazos mais estendidos para projetos inscritos na Lei Rouanet que estarão em uma instrução normativa (IR) a ser editada em breve, segundo a secretária afirmou.

 

"Esse foi o nosso primeiro contato direto com a nova Secretária Especial da Cultura. Foi muito proveitosa a reunião com representantes do governo federal, que afirmaram que irão acelerar o julgamento dos projetos da lei federal de incentivo. Alguns estados estão indo no mesmo sentido nosso: realizar editais para socorrer os artistas que se viram privados, de uma hora pra outra, de sua fonte de sustento. Pedimos também que fosse liberado o restante do pagamento do edital da Ancine de 2016 e solicitamos a autorização para lançar o edital desse ano", relatou Paulo Poeta.

 

A próxima reunião com os secretários para a devolutiva das ideias será em duas semanas.

 
Ações do documento