Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 DEZEMBRO Lançamento de Show online “Tradição Improvisada”, com Nelson da Rabeca e Thomas Rohrer
16/12/2021 - 21h29m

Lançamento de Show online “Tradição Improvisada”, com Nelson da Rabeca e Thomas Rohrer

Encontro da música tradicional brasileira com a improvisação livre

Lançamento de Show online “Tradição Improvisada”, com Nelson da Rabeca e Thomas Rohrer

No dia 23 de Dezembro, às 20h, estreia a DVD do Tradição Improvisada. O material foi gravado no Teatro Deodoro, será disponibilizado no formato online e ficará disponível por tempo indeterminado. 

Antes de ficar conhecido por conta de sua rabeca, Seu Nelson trabalhou nos canaviais de Marechal Deodoro, em Alagoas. Nas lembranças sobre aquele tempo, quando seu instrumento de trabalho ainda era o facão, ele ressalta o dia-a-dia sofrido na época da colheita. Hoje, é notado mundialmente pela fabricação de suas rabecas e suas composições musicais. 

A parceria entre Thomas Rohrer, músico suíço radicado no Brasil (SP) com o mestre Nelson da Rabeca (AL) se dá regularmente desde 2005. Os primeiros encontros entre os dois músicos foram durante o projeto “Turista Aprendiz”, com a passagem do grupo “A Barca” por Alagoas. Daí originou-se a vontade de transmitir para o público o espírito desses encontros informais que ocorrem na casa de Seu Nelson e sua esposa, Dona Benedita. 

Mesmo de origens distantes, os músicos conseguem criar um diálogo de grande interesse, criando uma ponte na qual se aliam elementos da música tradicional e da improvisação livre. Assim, mostrando juntos suas características peculiares de fazer música. 

Destes experimentos, surgiu o projeto “Tradição Improvisada”, que teve seu primeiro álbum lançado em 2018 pelo selo SESC. Para a gravação deste show, Seu Nelson e Dona Benedita convidam não somente Thomas Rohrer, mas também Cícero Alves, que acompanha a dupla com a zabumba em todos os shows que participam em Alagoas, Maurício Takara na percussão e bateria e Gustavo Quintela na harpa. O cineasta Luan Cardoso foi responsável pela direção audiovisual e a produtora Thayse Guedes, da coordenação do projeto e produção executiva, em parceria com a filha do casal, Eliene Duarte. 

Ficha Técnica 

Pesquisa musical e direção Artística: Thomas Rohrer 

Direção, Fotografia, Finalização: Luan Cardoso 

Produção Executiva: Thayse Guedes 

Câmera: Jul Souza 

Edição: Beatriz Dantas 

Mixagem de som: Anna Vis 

Designer: Ruan Carvalho 

Assistente de Produção: Eliene Duarte 

 

Músicos: 

Nelson da Rabeca - Rabeca 

Dona Benedita - Voz 

Thomas Rohrer – Rabeca e saxofone 

Seu Cícero - Zabumba 

Mauricio Takara - Bateria/ Percussão 

Gustavo Quintela - Harpa 

Agradecimentos Especiais: Panda Gianfratti, DITEAL 

 

Serviço: Lançamento de DVD/ 

Show online: Tradição Improvisada 

Classificação: Livre 

Dia: 23/12 às 20h 

No canal do Youtube: Quixó Produções 

Link: https://www.youtube.com/user/quixoproducoes 

Mais informações: Instagram @thayseguedes_ 

 

*O projeto tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Ações do documento