Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 NOVEMBRO 11ª edição do Circuito Penedo de Cinema apresenta e debate o filme “Fim de Festa”
24/11/2021 - 12h00m

11ª edição do Circuito Penedo de Cinema apresenta e debate o filme “Fim de Festa”

Em clima de relançamento, o diretor e o produtor do longa-metragem marcaram presença no debate e contaram um pouco sobre a inspiração do enredo

11ª edição do Circuito Penedo de Cinema apresenta e debate o filme “Fim de Festa”

Seguindo a programação da terça-feira (23) do Circuito Penedo de Cinema, a praça 12 de Abril foi palco para mais uma sequência de exibição. O momento teve início com a exibição dos curtas do 11º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, seguido pela Mostra de Longa-Metragem Nacional e Debate que trouxe o filme “Fim de Festa”, dirigido por Hilton Lacerda.

Na sequência, o debate aconteceu antes da apresentação do longa-metragem e foi mediado pelo professor universitário e coordenador geral do evento, Sérgio Onofre. Além da presença do diretor do filme, o momento também contou com a participação virtual do produtor, João Vieira, que destacou a parceria com Hilton desde o filme “Tatuagem” – que foi também foi atração do Circuito no ano de 2017.

 

Hilton aproveitou a conversa para parabenizar a realização do evento, destacando que esse momento de retorno a algumas atividades presenciais do Circuito é, em suas palavras, “um momento de reencontro e celebração da vida”. De acordo com o diretor, o lançamento do filme em março de 2020, foi ofuscado pelo início da pandemia e a participação nesta edição do evento é uma oportunidade de relançamento.

Um dos assuntos ressaltados no debate foi a relação do filme com o contexto político do país. Nessa temática, o diretor também comentou que “Fim de Festa” traz uma reflexão sobre uma certa passividade gerada em um momento de pós-euforia. “Sempre que vou produzir, escrever, busco criar metáforas que caminhem para uma crítica na realidade em que vivemos. Nesse sentido, a ideia de ‘ressaca pós-carnaval’ presente no filme resgata a ideia desse momento de reflexão em que vivemos”, comentou Hilton Lacerda.

Realização

Promovido pela Universidade Federal de Alagoas, a 11ª edição do Circuito Penedo de Cinema traz o centenário de Paulo Freire como tema e homenagem principal, fazendo uma relação entre cinema e educação como instrumentos de garantia da liberdade.

O evento também conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) e Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS) e patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.

 

Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Ações do documento