Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 NOVEMBRO 11° edição do Governo Presente leva atividades culturais gratuitas para a região norte de Alagoas
22/11/2021 - 08h00m

11° edição do Governo Presente leva atividades culturais gratuitas para a região norte de Alagoas

Ação ofereceu oficinas de artesanato e teatro, além de distribuição de livros para bibliotecas públicas

11° edição do Governo Presente leva atividades culturais gratuitas para a região norte de Alagoas

Texto de Camylla Thomasya

Neste último fim de semana, as oficinas do Governo Presente, de iniciativa do Governo de Alagoas junto a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), passaram pelas cidades de Jundiá, Novo Lino e Japaratinga. Nos dias 18, 19 e 20 de novembro, os municípios da região norte receberam as oficinas culturais de artesanato criativo, ministradas pela Mestra do Patrimônio Vivo e artesã Vânia Oliveira, e oficinas de iniciação teatral para crianças e adolescentes, ministrada pela professora Alexya Vieira. 

 

Mulheres de toda a região de Jundiá reuniram-se no Espaço do Serviço de Convivência no Conjunto Maria de Lourdes para aprender a produzir peças decorativas natalinas, tanto para vender e criar novas possibilidades de renda, quanto para enfeitar suas próprias casas. Com as técnicas de trabalho manual ensinadas pela Mestra Vânia, elas produziram árvores de natal com temática nordestina, guirlandas de material reciclado, porta-garrafas, entre outros. 

 

Já em Novo Lino, a professora Alexya Vieira trouxe possibilidades de crescimento com relação à carreira artística para quem se interessa por teatro e atuação, ao longo dos três dias de oficinas de iniciação teatral, crianças e adolescentes puderam exercitar a expressão corporal, o trabalho em equipe, e a entrega ao assumir a identidade de um personagem. 

 

Em Japaratinga, o V Encontro Regional de Bibliotecas Públicas de Alagoas - Região Norte discutiu novas possibilidades de políticas públicas que ampliem o acesso aos livros e a leitura, e a importância da valorização de bibliotecas como equipamentos culturais. O evento, que aconteceu no Albacora Praia Hotel, distribuiu kits de livros para os municípios de São Miguel dos Milagres, Maragogi, Porto de Pedras, Jundiá, Paripueira, Japaratinga, Porto Calvo e Barra de Santo Antônio.   

No sábado (20), a população de Japaratinga também pôde assistir ao espetáculo “Casal Desapaixonado” no Pátio de Eventos de Novo Lino. A peça, que trata de forma bem humorada momentos difíceis entre casais durante a pandemia,  é uma comédia protagonizada por Marquinhos de Jesus e Alexandre Santos.   

 

O Governo de Alagoas e a Secretaria de Estado da Cultura valorizam o incentivo à cultura e leitura, que através de projetos como esse, apresentam a cada vez mais alagoanos os prazeres que a leitura pode proporcionar. A secretária Mellina Freitas destaca a relevância de ações de fomento à educação no estado: “Levar a cultura para o maior número de alagoanos é o nosso objetivo. Estamos levando ações para cada região, apresentando a riqueza das nossas manifestações”, afirmou ela. 

Ações do documento