Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 NOVEMBRO Criador da identidade visual do Circuito Penedo 2021 é homenageado durante a cerimônia de encerramento
28/11/2021 - 22h15m

Criador da identidade visual do Circuito Penedo 2021 é homenageado durante a cerimônia de encerramento

O artista é aluno da UFAL e trouxe em sua arte muita cor e simbolismo

Criador da identidade visual do Circuito Penedo 2021 é homenageado durante a cerimônia de encerramento

A construção do Circuito Penedo de Cinema conta com a colaboração de inúmeras pessoas envolvidas nas mais diversas atividades. Na edição de 2021, a identidade visual do evento ficou nas mãos do estudante de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Wilson Belarmino. Com um grande talento voltado à arte, o jovem também estudou produção de moda da Escola Técnica de Artes (ETA/UFAL) e, após desenvolver um projeto de identidade visual para o curso, se identificou com a criação de artes voltadas para eventos.

Neste ano, com a abertura do edital para selecionar o designer responsável pela identidade visual do circuito, Belarmino se inscreveu e conta que se surpreendeu com o resultado, mesmo sendo algo que esperava.

“Fiquei feliz quando saiu o resultado e feliz por também homenagear Paulo Freire, fora que o circuito, em sua 11º edição, tem uma história muito bonita (…) Então, diante da minha arte, quando coloquei o Paulo levantando um ‘livrozinho’, foi essa tentativa de mostrar a necessidade da pesquisa, da universidade e tudo isso que a gente sofreu nesses últimos anos, essa perseguição, mostrando esse poder da educação, mas também de uma maneira incomum.” falou o universitário.

A identidade visual do circuito traz em sua composição uma ilustração do patrono da educação, Paulo Freire, segurando em suas mãos um livro, representação da luta pela qual o homenageado dedicou sua vida. A arte conta ainda com objetos que simbolizam o circuito, como é o caso da câmera de filmagem em cima da cabeça do patrono, e a cidade de Penedo, aqui são utilizadas ilustrações do Rio São Francisco, piranhas, barcos e as igrejas, todos esses símbolos trazem uma coloração vibrante dando vida e cara ao evento.

Como forma de agradecimento ao trabalho, Belarmino foi homenageado no palco da tenda de exibições, durante o encerramento do circuito, na noite do domingo (28).

Ações do documento