Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 NOVEMBRO Escolas Municipais de Educação Básica recebem 11ª Mostra de Cinema Infantil
23/11/2021 - 16h09m

Escolas Municipais de Educação Básica recebem 11ª Mostra de Cinema Infantil

Evento busca democratizar o acesso à produção de curtas-metragens nacionais; a mostra presencial acontece até 25 de novembro

Escolas Municipais de Educação Básica recebem 11ª Mostra de Cinema Infantil

Entre os dias 23 e 25 de novembro, as Escolas Municipais de Educação Básica de Penedo (Emeb) recebem a 11ª Mostra de Cinema Infantil. Trazendo em sua programação 16 curtas nacionais, a mostra visa a fornecer o desenvolvimento da cultura e a democratização do audiovisual, tornando-se, por muitas vezes, o primeiro contato das crianças com a sétima arte. 

 

Devido à pandemia de covid-19, o evento deixa a já tradicional tenda de exibição, localizada na Praça 12 de abril, no centro histórico de Penedo, e passa a ganhar as salas de aulas. Nesta terça-feira (23), o evento foi recebido pela Escola Professor Douglas Apratto Tenório e deve seguir nas escolas Barão de Penedo e Wilton Lisboa Lucena, nos dias 24 e 25, respectivamente.

Marciel Pinheiro, diretor da Escola Professor Douglas Apratto há cinco anos, fala sobre a importância da mostra. “A gente não vê muitas crianças tendo acesso a filmes interessantes. Geralmente, o espaço da criança é invadido pelos jogos de celulares e uma boa porcentagem delas não tem o hábito de assistir a filmes.” O diretor ainda declara que a mostra é “um excelente meio de reconhecimento dos trabalhos alagoanos” e enfatiza a importância do cinema local para a construção cultural das crianças. “Principalmente aquelas que vivem em regiões periféricas”, afirma o diretor.

 

A interação com os pequenos ainda vai além das exibições dos curtas. A curadora do evento e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Joseane do Espírito Santo, abre as apresentações com sua personagem ‘Boneca Jujuba’. Trajando um vestido lilás com bolinhas brancas, o cabelo dividido ao meio, amarrado em cada lado da cabeça, meia-calça, sapatilha e uma maquiagem divertida, Jujuba realiza um papel pedagógico, buscando promover o senso crítico e reflexivo. 

A professora conta como o cinema é uma interface para a educação. “Nós trazemos temáticas do dia a dia, como meio ambiente, saúde, educação, lazer e outros temas que achamos convenientes, além de levar alegria. O cinema para crianças deve ser alegre, divertido, e, essa personagem, vindo para próximo dos pequenos, traz o encantamento que elas precisam”, declara Joseane. 

 

Além de exibidos nas escolas, os curtas que fazem parte da 11ª Mostra de Cinema Infantil estão disponíveis no site do Circuito Penedo de Cinema, podendo ser acessados através do link.

Ações do documento