Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 NOVEMBRO Os Fugitivos e Unidade Nova Praia misturam romance e mistério em Canto pra você voltar
21/11/2021 - 16h38m

Os Fugitivos e Unidade Nova Praia misturam romance e mistério em Canto pra você voltar

Single traz parceria das bandas alagoanas e será lançado dia 22 de Novembro

Os Fugitivos e Unidade Nova Praia misturam romance e mistério em Canto pra você voltar

Texto de Thomas Schaeffer

 

Que levante o braço quem nunca vivenciou – ou presenciou – a seguinte situação: duas pessoas se avistam em um bar, à noite, e começam a se paquerar. Entre olhares que se encontram no ar, goles ansiosos na bebida e músicas guiando o ambiente elas se aproximam, dançam, conversam, se conhecem e se apaixonam, tudo ao mesmo tempo, e logo vão embora para nunca mais se encontrarem – assim, com a mesma velocidade com que a noite passou. Há quem se divirta com o flerte, mas há também quem volte pra casa com o gostinho de querer mais, com saudade das memórias não vividas – e é exatamente desse espírito que surge Canto Pra Você Voltar, canção que Os Fugitivos e Unidade Nova Praia apresentam em parceria inédita, que será lançada nesta segunda (22)

 

Envolta em uma aura que remete às paqueras inocentes do final dos anos 80, Canto reúne referências musicais diversas, dos notáveis Jorge Ben Jor e Curumin à misteriosa Vividry, e combina sentimentos para contar sua história. “A música tem dois momentos diferentes. Nos versos, a personagem que narra está na festa, curtindo a companhia de outra pessoa. Nos refrões, essa personagem já está sozinha, em casa, revivendo a noite na própria cabeça. Essa combinação nasceu na letra e acabou se manifestando na música depois, com os versos mais sensuais e bem-humorados e os refrões misteriosos, puxando pro épico com a instrumentação”, explica Thiago Mata, cantor e compositor da obra. 

 

De acordo com Os Fugitivos, a ideia de transformar a canção em parceria surgiu durante o processo. “Foi na construção da música, já na gravação, que veio a ideia de trazer a Unidade Nova Praia. Sentimos que a voz do Pedão [UNP, cantor] encaixava muito bem com a proposta, e para nossa felicidade o convite foi aceito! A Unidade é uma banda que inova constantemente seu som, e isso também nos inspirou a expandir nossos horizontes”, contam. “Esse foi um projeto em que tentamos explorar fora da nossa zona de conforto. Brincamos com beats, sintetizadores, programações e instrumentos que não estávamos acostumados a usar. Ficamos muito tempo experimentando, estudando as referências, testando caminhos para a música… E no final acabamos deixando a canção compacta, com poucos elementos. O resultado é essa mistura boa do orgânico com o digital, aproveitando o melhor de cada mundo”, complementa a banda.

 

Gravada e produzida pelos próprios Fugitivos, Canto Pra Você Voltar surgiu e aconteceu em meio a gravações de outro projeto da banda, um disco completo, previsto para 2022. Ela é uma canção contemplada pela Lei Aldir Blanc de apoio a Cultura e reforça a importância do incentivo cultural como um todo, especialmente nos tempos em que vivemos.

 

CANTO PRA VOCÊ VOLTAR

FICHA TÉCNICA

 

Thiago Mata: violão, programações, teclados e voz

Pedão UNP: voz

Thomas Schaeffer: baixo e programações

Fellipe Pereira: bateria

 

Canto Pra Você Voltar foi pré-produzida, produzida, gravada, mixada e masterizada nos estúdios da Maná Records, em Maceió, Alagoas

Composição por Thiago Mata

Letra por Thiago Mata e Nayane Ferreira

Arranjos por Thiago Mata

Mixagem por Thiago Mata

Masterização por Thomas Schaeffer

Produção musical por Thiago Mata

Co-produção por Nayane Ferreira e Thomas Schaeffer

Engenharia de áudio por Thiago Mata, Nayane Ferreira e Thomas Schaeffer

Capa por Thiago Mata e Nayane Ferreira

Ações do documento