Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 SETEMBRO Segundo episódio do Festival Sururu traz um panorama social do molusco patrimônio imaterial de Alagoas
09/09/2021 - 16h01m

Segundo episódio do Festival Sururu traz um panorama social do molusco patrimônio imaterial de Alagoas

Segundo episódio do Festival Sururu traz um panorama social do molusco patrimônio imaterial de Alagoas

Nesta quinta-feira (09), a partir das 19h, estará disponível no Youtube, o segundo episódio do Festival Sururu, que destaca manifestações culturais e artísticas de Alagoas e ainda relação histórica e social da população com o Sururu, molusco tradicionalmente encontrado nas lagoas que cortam o estado.  As atrações musicais do segundo dia de festival são Tião Marcolino, Eliezer Setton e Chau do Pife.

 
 

“Esse episódio traz três grandes artistas. Três grandes shows que representam a música popular alagoana. Está imperdível. Além das apresentações musicais o que posso adiantar é que vamos ter um panorama muito interessante sobre o impacto social, econômico e gastronômico do sururu no dia-dia dos alagoanos”, revelou Alan Quintela, idealizador do festival.

Entre as entrevistas, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e economista, Cícero Péricles, fala sobre a relação do complexo lagunar de Maceió e cidades circunvizinhas com a pesca do Sururu. “É um cultivo pequeno, mas de bastante representatividade social para Alagoas.

Aproximadamente 1500 famílias vivem do cultivo do Sururu, produzindo 600 toneladas do molusco por ano. É ainda uma cadeia produtiva artesanal, mas de muito potencial econômico, afinal é uma iguaria”, apontou o economista.

Fechando as atrações desta quinta-feira (09), haverá ainda um bate-papo com o fotógrafo alagoano, de União dos Palmares, Jorge Vieira, que é o idealizador do FotoSururu, um encontro de fotografia criativa que reúne fotógrafos de todo Brasil em Maceió.

“Planejamos muitas ações de promoção a fotografia para 2020 e 2021, mas infelizmente a pandemia fez com que adiássemos nossos planos. Esperamos realizar mostras e oficinas de forma presencial na edição do Festival Sururu do próximo ano. Alagoas tem muito para oferecer. Estou muito feliz em poder fazer parte dessa iniciativa”, destacou o fotógrafo.

Serviço
Dia: 09/09
Horário: 19h
Onde: Canal Festival Sururu no Youtube

Ações do documento