Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 SETEMBRO Últimos dias para as inscrições no edital de artes visuais da Diteal
08/09/2021 - 13h06m

Últimos dias para as inscrições no edital de artes visuais da Diteal

Serão selecionadas quatro exposições para o Complexo Cultural Teatro Deodoro

Últimos dias para as inscrições no edital de artes visuais da Diteal

Texto de Paulo Canuto* e Hannah Copertino

Como disse uma vez o dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht: “Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver”. E falando nesse assunto, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) abriu edital para que artistas visuais inscrevam suas propostas de exposições. O edital é para ocupação da galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro.

As inscrições continuam abertas, se iniciaram em 12/07 e vão até 14/09, ou seja, faltam poucos dias para o fim do prazo. O edital está disponível no site: diteal.al.gov.br e também foi publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas. No site, também é possível encontrar outros documentos, como a ficha de inscrição e a planta baixa da galeria.

“Convocamos os artistas que ainda não se inscreveram para que leiam o edital atentamente e enviem suas propostas, não deixem para última hora. Com certeza, teremos lindas exposições para propagar ainda mais a arte e a cultura na galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro, um espaço que se consagrou como um dos mais atuantes em Alagoas”, pontuou Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.

Serão selecionadas quatro propostas que contemplem obras relacionadas às artes visuais, para o desenvolvimento de algumas das modalidades: Criações Digitais, Desenho, Design, Escultura, Fotografia, Grafite, Gravura, Objetos, Pintura, Poesia Visual, Vídeo arte, Colagem, Instalação, Performance, Body Art, Projetos de Arte Integrada, entre outras manifestações híbridas ou não reconhecidamente relacionadas às artes visuais.

As propostas serão avaliadas pela Comissão Especial de Avaliação e o resultado sairá no dia 22/09/2021 com a lista dos projetos habilitados, inabilitados e classificados. Os proponentes podem recorrer das decisões da Comissão no prazo de até cinco dias úteis, a contar da data da divulgação do resultado. Após a análise e resposta aos recursos, será divulgado o resultado final do edital no dia 13/10/2021 no site da Diteal.

As exposições selecionadas no edital serão realizadas entre os meses de novembro de 2021 a março de 2022. A pessoa jurídica ou física representante do projeto selecionado receberá premiação em dinheiro, sendo R$ 12.000,00 para cada exposição que ocupará os dois pisos na galeria e R$ 7.000,00 para cada mostra que será realizada em um espaço, sendo primeiro piso ou mezanino.

“Com satisfação, entramos na reta final das inscrições, já observando excelentes projetos inscritos. É importante não deixar para última hora e ler com atenção o edital. Independente da excelência artística do projeto, para ser contemplado, é necessário cumprir todas as exigências, caso contrário, o projeto será inabilitado. Atenção e boa sorte para todos, certamente teremos uma excelente temporada de exposições na Galeria do Teatro Deodoro”, ressalta o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

*Estagiário com supervisão de Hannah Copertino.

Ações do documento