Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2022 Janeiro Servidora Leda Lins faleceu na manhã desta terça-feira (04)
04/01/2022 - 13h00m

Servidora Leda Lins faleceu na manhã desta terça-feira (04)

Conhecida como Ministra, dedicou parte da sua vida ao trabalho pela cultura alagoana

Servidora Leda Lins faleceu na manhã desta terça-feira (04)

Texto de Camylla Thomasya

 

Faleceu nesta terça-feira (04) Maria Leda Lins da Rocha, que atualmente ocupava o cargo de servidora da Secretaria de Estado da Cultura. Conhecida como “Ministra”, dona Leda nasceu em Maceió em 14 de outubro de 1949, no fim de 1969 formou-se professora onde exerceu suas funções por muitos anos na Secretaria Estadual de Educação e Cultura. 

 

Também foi diretora de Difusão Cultural, e como ativista fez parte da Comissão do Centenário da Abolição, Leda era engajada a causas sociais sobre negritude no estado e sempre que podia se fazia presente em eventos que tratavam sobre a temática. Trabalhou no SOPROBEM com a iniciativa de dar assistência a pessoas em situação de rua com o projeto Canto Coral, que recuperou vários menores. 

 

Em 1992, foi morar no município alagoano de Pão de Açúcar, e no ano 2000 assumiu os cargos de Diretora Municipal de Cultura e depois de Diretora Municipal de Eventos, prestando relevantes serviços à cidade a qual era muito apegada e onde nasceu seu irmão Teófilo Lins, conhecido jornalista alagoano. 

 

Leda era uma pessoa extremamente envolvida com seu trabalho e causas sociais, por algumas complicações de saúde e efeito de sua idade, ela tinha limitações para locomover-se, porém isso não a impedia de participar de eventos institucionais e movimentos religiosos, defender os direitos dos idosos e ajudar na recuperação de jovens com dependência química. 

 

A Secretaria de Estado da Cultura presta sua homenagem e condolências à família e amigos de Leda Lins, pessoa que fez a diferença e esteve presente em tantos momentos importantes para a cultura alagoana. Nosso profundo agradecimento a toda sua dedicação e generosidade.

Ações do documento