Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Abertura oficial da Semana do Artesão acontece nesta quinta
17/03/2016 - 07h55m

Abertura oficial da Semana do Artesão acontece nesta quinta

Evento segue até o dia 22, com exposições, oficinas, lojas itinerantes e food trucks; evento começa às 9h30, no Memorial à República

Abertura oficial da Semana do Artesão acontece nesta quinta

PalmeiraNas oficinas, artesãos vão ensinar as técnicas utilizadas na confecção de suas peças

Texto de Andressa Alves

Para celebrar o Dia do Artesão, comemorado nacionalmente no dia 19 de março, o Governo do Estado de Alagoas preparou uma semana especial dedicada à valorização do artesanato e da cultural local.  A Semana do Artesão terá início nesta quinta-feira (17), no Memorial da República, no bairro histórico do Jaraguá.

 

A abertura oficial da semana, prevista para as 10h, contará com palestra sobre as intervenções nas tipologias artesanais alagoanas, voltada exclusivamente aos artesãos e ministrada pelo designer alagoano Rodrigo Ambrósio.

 

Entre os artesãos convidados estão nomes considerados Patrimônios Vivos de Alagoas como Dona Irinéia, João das Alagoas, Arlindo Monteiro, Vânia Oliveira, Sil, Pedrocas, Timaia, André da Marinheira, Aberalda e Antônio Dedé.

 

A abertura ao público se dará às 14h, com a realização da oficina criativa de Filé, que acontece até as 20h. O momento é voltado para o ensino e repasse das técnicas utilizadas pelos profissionais na confecção das peças. A oficina também acontece no dia 21, das 10h às 17h, sob o comando dos profissionais da Associação das Artesãs do Pontal da Barra.

 

Na sexta-feira (18), será realizada a oficina da renda Bilro, das 14h às 20h, ministrada pela artesã Dona Maria, do município de São Sebastião. Dona Maria é filha de Clarice, falecida em 2012 e que já foi considerada Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas.

 

A última oficina programada é a de Cerâmica, com o mestre João das Alagoas, agendada para terça-feira (22). Todas as oficinas são gratuitas e as inscrições serão feitas no local.

 

Durante toda a semana, a população poderá visitar a exposição das peças com as principais tipologias do artesanato alagoano, no hall principal do Memorial, das 9h às 20h. Para comercialização dos produtoas, a loja itinerante Alagoas à Mão estará no local durante todo o evento.

 

Food Trucks

 

Os visitantes terão, ainda, a estrutura de uma praça com os food trucks Carro Chef, no estacionamento da Praça Marcílio Dias. El Gringo, Faláfel, Cachorro Quente, Trem de Minas, D'Destro e Matuto Faminto estão entre os confirmados para a Semana do Artesão.

 

Esta é uma ação do Governo de Alagoas, por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Comunicação e da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Maceió, Sebrae e Braskem.

Ações do documento