Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alagoas e Minas Gerais promovem encontro sobre racismo em Divinópolis
19/05/2017 - 08h00m

Alagoas e Minas Gerais promovem encontro sobre racismo em Divinópolis

Ações vão passar por diversos locais públicos

Texto de Tais Albino

O Instituto Raízes de África, com apoio do Governo de  Alagoas, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e a militância negra mineira promovem nos dias 19 a 22 de maio o encontro “Desafios Abolicionistas do século XXI”.  O evento ocorrerá em Divinópolis, Minas Gerais.  

 

O Instituto Raízes de África, que representará a militância alagoana, vai participar de diversas palestras e rodas de diálogos, com o intuito de criar interlocução entre Alagoas e Minas Gerais sobre políticas públicas e questões sociais. Uma dessas palestras terá como tema “Do quilombo do Rei dos Palmares ao Quilombo do Rei Ambrósio do Centro Oeste”. 

  

Para a presidente do Instituto Raízes de África, Arísia Barros, o diálogo se torna real e cria movimento ao sair do lugar comum.  “Coloca Alagoas no mapa das discussões. É uma oportunidade de levar a luta que nós travamos aqui, juntamente com o Governo do Estado, para além dos muros”, disse.  

 

A idealizadora do encontro, militante do movimento negro mineiro, Maria Catarina Laborê, credita a iniciativa de juntar os dois estados à grande importância do Quilombo dos Palmares e à forte luta nas duas regiões.   “É preciso somar forças”, ressalta Catarina.  

Ações do documento