Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alagoas Feito a Mão: Artesanato de Piranhas marca o início do projeto
12/05/2016 - 16h25m

Alagoas Feito a Mão: Artesanato de Piranhas marca o início do projeto

Grupo percorreu comunidades e povoados da região para conhecer a produção artesão

Texto de Maria Barreiros

Um grupo formado por profissionais do governo do Estado e do design Rodrigo Ambrósio embarcou em expedição para a cidade de Piranhas, marcando o início o projeto Alagoas feito à Mão. A equipe percorreu entre quarta-feira (11) e quinta-feira (12), alguns povoados da região, que são ricos na produção de artesanato. 

 

Há pouco mais de três anos, a turista Paulista Maria José Maia visitou Maceió e soube dos Canions do São Francisco. "Não sosseguei até retornar a Alagoas e passear pelo Velho Chico. Lá soube dos bordados de Entre Montes. Então, alugamos uma embarcação e estou aqui visitando a Companhia dos Bordados do povoado, o famoso rendendê, e levando peças para São Paulo. Estou encantada", falou a paulista.

 

De acordo com a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, entusiasta do artesanato único produzido em Alagoas, a produção local é diferenciada e deve ser valorizada. "Queremos que se forme um movimento de valorização do artesanato alagoano. Temos peças únicas e diferenciadas", ressaltou ela.

 

Para o design de produtos, contratado pelo governo, Rodrigo Ambrósio, unir tipologias, jamais trabalhadas juntas é o grande diferencial desse projeto. "Provavelmente temos em Alagoas, o estado com maior diversidade de tipologias de matérias- primas do Brasil. São feitos artesanatos do barro, madeira, rendas, bordados, palha do ouricuri, fibra da bananeira e taboa, couro da tilápia, e tantos outros. Artesanatos únicos, que são passados de mãe pra filha, há gerações.

 

 

Ações do documento