» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Alagoas participa do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais
19/11/2015 - 09h10m

Alagoas participa do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais

Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas participa da organização de evento, que acontece em Pernambuco

Daniel Borges com assessoria

Fortalecer a cultura popular como arte é o principal objetivo do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais, que acontece entre os dias 20 a 29 de novembro, no municípios de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, em Pernambuco.

O projeto reúne artistas, lideranças comunitárias, gestores, pesquisadores e representantes desse segmento no Conselho Nacional de Política Cultural e em outras instâncias de pactuação da sociedade civil com o Estado, e este ano tem a participação efetiva da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult) como parte da comissão de organização.

Idealizado pela Rede das Culturas Populares, o projeto foi articulado em Pernambuco pela Conexão Pontos de Cultura, pela Fundação Cabras de Lampião em parceria com o Ponto de Cultura Invenção Brasileira de Brasília.

Realizado pela Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Cultura, Funarte e o Ministério da Cultura, o projeto atraiu instituições públicas e privadas de grande relevância na Cultura brasileira. Iphan, Fundarpe, Fundação Cultural Palmares, Universidade do Estado da Bahia, Fundação Joaquim Nabuco, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, AFAV e Cinema de Animação.

Para fortalecer ainda mais a Cultura Popular, dois importantes projetos se engajaram e fazem parte da programação do Projeto. Festival Canavial, que tem o patrocínio da Petrobras e se realiza na Zona da Mata, e o Festival Coco de Roda Olinda Zumbi.

O reflexo desse engajamento está na programação, que apresenta seminários e oficinas com relevantes nomes da cultura do Brasil, a exemplo do Fórum de Gestores Municipais de Cultura, Encontro dos Pontões de Bens Registrados, Fórum Nacional das Culturas Populares e Povos Tradicionais e do Seminário Cultura e Pensamento.

A Mostra Artística revela de forma considerável nossa diversidade cultural e afirma as várias estéticas da Cultura Popular. Fandango, Samba, Maracatu, Capoeira, Aboio, Reisado, Chegança, Boi, Cavalo Marinho, Carimbó, Samba de Roda, Quadrilha, Caretas, Bicharada, Folia, Embolada, Cantoria, Burra, Boi de Caboclinho, Coco de Roda, Samba de Bumbo, Congo, Forró, Xaxado, São Gonçalo, Frevo, Hip Hop e Mamulengo.

Cortejos, shows de palco, espetáculos na Feira e no terreiro de Pai Hebert, nos Engenhos. Velha Guarda da Mangueira, Cabras de Lampião, Mestres do Carimbó, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Pereira da Viola, Mestres do Fandango do Paraná, Coco Raízes de Arcoverde, Os Nonatos. Além mostra de cinema que homenageia o Mestre do Cinema de Animação Lula Gonzaga.

Apenas uma pitada deliciosa dessa programação ousada de artistas que atuam em Redes colaborativas e comunitárias, alguns com grandes estruturas de produção e outros com o rico e ancestral terreiro, onde tudo se cria para que o mundo transforme.