Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Artesanato alagoano é premiado em Edital do Ministério da Cultura
29/11/2017 - 07h40m

Artesanato alagoano é premiado em Edital do Ministério da Cultura

Edital Leandro Gomes de Barros destaca a preservação da arte popular no Brasil

 Artesanato alagoano é premiado em Edital do Ministério da Cultura
Texto de Rhayller Peixoto

O reconhecimento do artesanato alagoano ganhou um novo capítulo. Nesta terça-feira (28),  o Edital de Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, promovido pelo Ministério da Cultura, contemplou a Mestre artesã Vânia Oliveira e o Museu Karandash de Arte Popular e Contemporânea, além de outros seis expoentes da cultura popular do Estado.

 

O alcance do artesanato alagoano é fruto da parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) com os mestres artesãos, através do Programa Alagoas Feito à Mão. Pautada pelo programa, a Sedetur elaborou e distribuiu para galerias de todo país o catálogo do artesanato alagoano, incluiu informações sobre todas as tipologias do artesanato alagoano no aplicativo Turismo Alagoas e tem levado artesãos para participar de feiras nacionais.

 

A fabricação artesanal como fonte de renda, tal como profissionalização de artesãos, tem sido o compromisso da Sedetur no segmento, mesclando a cultura popular tão presente na identidade do Estado com a visão empreendedora, que emancipa a população gerando mais empregos.

 

Para a Mestre artesã Vânia Oliveira, é uma honra ser reconhecida pelo Ministério da Cultura: “A arte alagoana vem sendo destaque a nível nacional. Acho que este é o ano do artesanato alagoano em todos os sentidos, inclusive no próprio Estado. O prêmio é muito bom porque o tipo de artesanato que eu faço é voltado para a cultura popular. Me inscrevi no edital por conta disso, ele tem um destaque na cultura popular de Alagoas, que é um dos estados que tem um maior números de folguedos. Muito me honra ter sido premiada nessa categoria”, conta.

 

A seleção

O edital de Seleção Pública Edição Leandro Gomes de Barros é um recurso do MinC para fortalecer ações e trabalhos sem fins lucrativos que colaborem para a preservação de identidades culturais brasileiras. Os impactos na comunidade e a interlocução cultural para além do local de origem são requisitos para a premiação. 

Ações do documento