» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Artesanato alagoano estará presente em feira nacional; evento segue até o dia 6
01/12/2015 - 11h02m

Artesanato alagoano estará presente em feira nacional; evento segue até o dia 6

Produção de Alagoas será destaque na 26ª Feira Nacional do Artesanato, realizada entre os dias 01 e 06 de dezembro, em Belo Horizonte

Artesanato alagoano estará presente em feira nacional; evento segue até o dia 6

A participação dos artesãos do Estado é viabilizada pela Gerência de Design e Artesanato da Sedetur (Foto: Michel Rios)

Andressa Alves

Admiradores do artesanato de todo o Brasil devem se render, mais uma vez, aos encantos e singularidade das peças alagoanas. A partir desta terça-feira (01), a produção de Alagoas será um dos destaques da 26ª Feira Nacional do Artesanato (FNA), realizada no Expominas, na cidade de Belo Horizonte. O evento segue até o dia 06 de dezembro, com o tema “Do bronze ao ouro, do suor à superação, a alegria de um Brasil feito à mão”.

Conhecida por sua diversidade e por movimentar cerca de R$ 90 milhões em negócios, a Feira Nacional do Artesanato representa a oportunidade dos artesãos realizarem vendas e estabelecerem contatos para outras possíveis negociações. Com foco no aperfeiçoamento dos profissionais, o encontro promove, ainda, consultorias e oficinas voltadas para empreendedorismo e aumento de vendas.

Representando Alagoas, estarão presentes na feira o Grupo produtivo de Patchwork, do município de Boca da Mata; a Associação das Artesãs do Pontal da Barra, com a tipologia do Bordado Filé; a Associação Pontos e Contos, com o bordado Ponto Cheio, de Penedo; a Associação das Artesãs de Feliz Deserto, com a Fibra da Taboa, e o artesanato em Fibra de Ouricuri, produzida pelas artesãs do Pontal Art, em Coruripe.

A exposição e comercialização de esculturas serão realizadas pelo mestre artesão André da Marinheira, de Boca da Mata, e Mestre Zezinho, do município de Arapiraca, ambos utilizando como matéria-prima a madeira. As tradicionais esculturas em barro do Mestre João das Alagoas completa a lista de tipologias e produção alagoana presentes na FNA.

“Os eventos e feiras de maior visibilidade são voltados, primordialmente, para a valorização do profissional manual e dos artesãos. O primeiro dia da feira, por exemplo, é exclusivo para lojistas, o que representa a oportunidade dos artesãos realizarem grandes negociações e receberem encomendas de empresários de todo o Brasil”, afirma a gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Daniela Vasconcelos.

A participação dos artesãos do Estado é viabilizada pela Gerência de Design e Artesanato da Sedetur, responsável pela coordenação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas.