Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Banda da PM comemora 165 anos com apresentações no Centro de Maceió
02/06/2016 - 18h45m

Banda da PM comemora 165 anos com apresentações no Centro de Maceió

Banda miliciana é a mais antiga do Estado de Alagoas

Banda da PM comemora 165 anos com apresentações no Centro de Maceió

Orquestra foi recentemente premiada na categoria Evento Musical, com o título de “Notáveis da Cultura Alagoana, etapa 2015 (Ascom/PM)

Texto de Wanessa Neves/Ascom PMAL

O Centro Musical da Polícia Militar de Alagoas, famoso por realizar diversas apresentações artísticas e culturais, desfiles cívicos, aberturas de solenidades, atividades sociais e religiosas da capital e do interior do Estado, está de idade nova. São 165 anos alegrando a vida da corporação e da sociedade em geral.

 

 

Na manhã desta quinta-feira (2), os músicos que integram a orquestra sinfônica da PM saíram em um cortejo da Praça dos Martírios até o calçadão de Maceió, onde foram recepcionados pelas bandas do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros Militar, que vieram saudar a banda mais antiga de Alagoas.

 

Um verdadeiro show foi ofertado para o público, que parou suas atividades para prestigiar as apresentações. A primeira banda a se apresentar foi a do Exército Brasileiro, sob a regência do subtenente Fidélis; em seguida a banda do Corpo de Bombeiros, tendo como regente o major Marcos, e por último a aniversariante, que teve a frente o capitão Carlos Gomes.

 

Ao todo, são 80 músicos tocando instrumentos de sopro, de palheta (clarinetas e saxofones) e percussão, sob a regência de um maestro. E toda essa harmonia resulta em apresentações que emocionam e cativam o público com um repertório eclético, que vai da música erudita a popular.

 

As canções adentram hospitais, lares de idosos, escolas, comunidades, teatro, levando cultura e entretenimento a todos, indistintamente.

 

O coronel Marcos Sampaio, comandante Geral da PM, parabenizou a todos os integrantes pela dedicação com que desempenham suas atribuições, aproximando cada vez mais a Polícia Militar da sociedade. A orquestra foi recentemente premiada na categoria Evento Musical, com o título de “Notáveis da Cultura Alagoana, etapa 2015.

 

“Nossa banda hoje é tombada como patrimônio histórico, artístico e cultural de Alagoas. O Programa Vem Ver a Banda Tocar, que anima as manhãs de domingo na orla da Ponta Verde, e o tradicional Bloco Vulcão são frutos de um trabalho desempenhado por esses homens e mulheres que fazem da música sua atividade profissional, possibilitando compartilhar emoções e sentimentos”, enalteceu o comandante-geral.

 

Histórico da Banda de Música da PMAL

 

A Banda da PM, conhecida pelos alagoanos pelas inúmeras apresentações realizadas na capital e no interior de Alagoas, existe desde o século XIX, desde a vinda do Imperador D. Pedro II às terras alagoanas, no ano de 1859, quando parte da Força Pública (Policia Militar de Alagoas), juntamente com a Banda, seguiu para Penedo com a finalidade de recepcionar o ilustre visitante.

 

Considerada secular e parte da história de Alagoas, a banda foi tombada como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial de Alagoas, por meio da Lei nº 7.355, de 29 de maio de 2012.

 

A função de seus músicos tem alegrado e amenizado a tristeza de toda a sociedade alagoana, levando diversão e contagiando pessoas que buscam na cultura o prazer e o conhecimento na música.

Ações do documento